10 Benefícios de ter um animal de estimação


technology, pets, communication and people concept - happy young woman with cat and smartphone texting message in bed at home

Os animais de estimação oferecem inúmeros benefícios aos seres humanos.
Existem cada vez mais evidências de benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e terapêuticos das interações com animais.

A ligação entre um animal de estimação e o seu cuidador é, frequentemente, forte, profunda e eterna. Os animais sentem connosco as nossas emoções, os nossos medos, as nossas alegrias e realizações, de forma única, genuína e intensa.

A famosa frase “até que a morte nos separe” pode por vezes falhar nas relações humanas, mas pode crer que com os animais de estimação a situação é bem diferente. Eles são leais e consigo ficarão para sempre. Não têm ego e “coisas” no caminho do seu amor e da sua ligação com o divino.

Amam incondicionalmente e estão constantemente a prestar-nos ajuda, de formas que muitas vezes não reconhecemos. Podemos alimentá-los, prepará-los, levá-los ao veterinário e, em troca, eles acalmam as nossas almas de modo sutil, mas percetível, e purificam a nossa energia. Quanto mais estamos abertos à energia positiva que os nossos fiéis amigos nos trazem, mais podem compartilhar os seus dons.

Pela sua natureza, os animais transmutam a energia desarmónica de stress. Eles “limpam” a energia negativa que entra na nossa consciência e secam as gotas do tumulto emocional que nos assolam. Quando estamos prestes a dar um salto na consciência ou a entrar num período de mudança, um amigo de quatro patas pode entrar na nossa vida para representar essa mudança e para nos ajudar nessa transição.

Eles são peritos em evidenciar as emoções, através dos sons proferidos e do seu próprio comportamento. Sabemos sempre quando estão felizes, agitados, ciumentos ou simplesmente a pedir carinho. Acredita-se que a telepatia mental pode, de facto, ser estabelecida entre seres humanos e os seus animais de estimação. Lembre-se que “Deus, o divino, a energia está em tudo.”

Animais de estimação

 

 10 benefícios de ter um amigo de quatro patas

  1. Menos propensão a alergias e asma

A relação das crianças com animais de estimação desde cedo, produz anticorpos que evitam o aparecimento de alergias futuras.

 

  1. Ajudam a baixar a tensão arterial

Geralmente, os donos de cães precisam de os passear e as caminhadas ajudam na perda de peso. Ajudam a controlar a pressão arterial e potenciam a diminuição dos níveis de colesterol e stress com consequente redução de problemas cardíacos.

 

  1. Sentido de responsabilidade

Ajudam as crianças a desenvolverem o sentido de responsabilidade, a melhorar a autoestima e a capacidade de socialização.

 

  1. Ajudam a evitar a solidão

A companhia de um cão ou de um gato evita o isolamento de pessoas com mais idade, afastando a depressão.

 

  1. Superar a convalescença de uma doença

Estudos demonstraram que as pessoas que possuem um animal de estimação recuperam mais rapidamente de uma cirurgia ou de uma doença.

 

  1. Proporcionam tempo de diversão

Os animais de estimação são incomparáveis companheiros de brincadeira. Estão sempre prontos para correr atrás da bola, dar um passeio ou interagir. Brincar é um processo essencial no crescimento social, intelectual e físico das crianças. Os idosos, donos de cães e gatos, tornam-se mais ativos e sociáveis.

 

  1. Relaxar e diminuir a ansiedade

Acarinhar um cão ou um gato é uma atividade rítmica e repetitiva, que pode atuar como foco inconsciente de meditação. Interagir com um animal de estimação demonstrou reduzir os indicadores de stress a nível cardiovascular, comportamental e psicológico.

 

  1. Autoconfiança

Com a responsabilidade de cuidar de um animal, a criança passa a edificar a sua autoconfiança. Quando as crianças são bem-sucedidas em criar os seus animais de estimação, elas sentem-se bem consigo mesmas. Por sua vez, isso aumenta a autoestima, sendo que elas passam a ter confiança nas suas capacidades.

 

  1. Compromisso

Cuidar de um animal de estimação é um grande compromisso por parte do ser humano. Animais de estimação precisam de ser alimentados, limpos, exercitados e cuidados todos os dias. Ter um animal é um compromisso total e não deve ser tratado como um trabalho a tempo parcial. Ensina as crianças e os adultos a comprometerem-se com as suas tarefas e, consequentemente, a tornarem-se mais maduros, diligentes e produtivos.

 

  1. Terapeutas silenciosos

É frequente que os donos falem com os seus animais. Falam sobre problemas, medos e preocupações com eles sem recear serem julgados. Os animais de estimação são sempre bons ouvintes, nunca dão maus concelhos e proporcionam sempre todo o seu suporte.  E quem já não ouviu histórias reais de animais que salvaram a vida dos seus donos, e ajudaram a descobrir doenças? As evidências são claras, maravilhosas e inequívocas.

Seja junto de uma criança, adulto ou idoso, os animais de companhia promovem um sentimento de bem-estar geral e diminuem os sentimentos de isolamento e solidão. Se é uma pessoa metafisicamente orientada(o), pode confiar que a alma do seu incondicional amigo foi dirigida para si, com vários propósitos. Poderá beneficiar da sua energia vibrante e, por isso, haverá um equilíbrio natural, harmonioso e maravilhoso entre vocês.

Uma vez que os animais de estimação nos ajudam a transmutar a nossa energia menos positiva, ajudam-nos também a tornarmo-nos pessoas de maior qualidade.

Quando estamos recetivos e conscientes do trabalho subconsciente que os nossos estão a fazer, estaremos mais dispostos a servir, a cuidar e a aprender com eles. Aprender a humildade na presença dos animais pode tornar-nos mais amáveis, atentos, recetivos e comprometidos com a energia positiva do universo.

Através dos nossos maravilhosos amigos, podemos aprender a aproveitar a energia do nosso ego para realizar ações positivas e construtivas, em prol da humanidade, do bem comum e de nós próprios.

 

 

Ângela de Sousa
Professora universitária
Licenciada em Direito
Pós-Graduada em Direito da Medicina
Curso Avançado de Gestão em Saúde
Formação e Certificação Internacional em Coaching, Life Coach
Pesquisadora apaixonada pelo estudo e interpretação de Quirologia e Astrologia Psicológica há mais de vinte anos
www.quirologiaporto.pt

Anterior Parabéns
Seguinte Hipnose Clínica: Levantando um pouco do véu…