6 estratégias para lidar com a incerteza


Nos dias que correm, a incerteza é um dos aspetos que tem estado bastante presente na vida de cada um de nós. Não sabemos quando é que aquilo que estamos a viver neste momento, em cenário de pandemia, chegará ao fim.

No fundo, vemos a nossa liberdade condicionada por um bem maior: a saúde de todos nós! Acredito que todos os esforços, quando são feitos por um bem maior, merecem empenho, mesmo que cause sofrimento no presente. Acredito que quando tudo passar, vamos saborear tudo com muito mais sentido e amor. No entanto, sabemos que as situações de incerteza, por norma, causam ansiedade, angústia e medo, simplesmente porque escapam ao nosso controlo, deixando-nos fora da zona de conforto e claramente desconfortáveis. A forma como lidamos com o desconforto da incerteza depende de nós e isso vai fazer com que nos sintamos mais tranquilos, mais confiantes e positivos, mesmo no meio do caos.

 

Lidar com a incerteza

  • 1) Meditar. Respirar. Acolher. Aceitar. Deixar ir. Procurar respostas

A prática da Meditação permite-nos aprender a lidar com os nossos pensamentos, a acolhê-los, a aceitá-los e a deixá-los ir (desapego). Esta é uma excelente atitude a adotar perante momentos de incerteza. Comece por respirar, acalmando-se; a acolher aquilo que vem, sem julgar; a aceitar que tudo lhe ensina algo maior e que não tem controlo sobre tudo; a deixar ir a sensação de que tem de ter controlo sobre todas as coisas, libertando-se de pensamentos negativos e julgadores; quando deixa ir, abre espaço para a procura de novas respostas.

  • 2) Focar naquilo que controla (manter o foco no presente)

Apenas controlamos o presente. Controlamos as ações e os pensamentos que temos agora. Focar naquilo que controlamos, canaliza a nossa energia para o que é verdadeiramente importante e pelo qual podemos fazer algo.

  • 3) Praticar a gratidão (focar no positivo)

A prática da gratidão é um exercício fantástico! Mesmo no meio do caos, quando nada parece dar certo, aprender a “parar” e a olhar para a nossa vida, para o nosso dia, e tomar consciência do que temos de positivo é uma verdadeira bênção. Quantos param para agradecer e valorizar o que têm? O conforto do lar, a família, a saúde, o respirar, a comida, o sol, a natureza, etc.

  • 4) Desenvolver autoconfiança

Temos medo do desconhecido, porque não nos sentimos seguros ou capazes de lidar com ele. Por isso, um dos aspetos fundamentais para superar esse receio é desenvolver a autoconfiança. Volte a atenção para si, aprenda a reconhecer o potencial que possui e identifique o que precisa de desenvolver para ser mais confiante e forte.

  • 5) Desenvolver autoconhecimento

Conhecermo-nos é muito importante. Quando nos conhecemos verdadeiramente, sabemos lidar melhor com os desafios que vão surgindo. Quando nos conhecemos, sentimo-nos mais confiantes e seguros.

incerteza - 6 estratégias

  • 6) Manter um plano semanal

Manter um plano ajuda-nos a manter o foco no que é realmente importante e no que controlamos. Convido-o a começar já a praticar algumas destas estratégias e a perceber como se sente melhor ao longo dos dias.

 

Mariana Silva | Facebook | Instagram

Preparadora Mental Desportiva

Prof. de Meditação Mindfulness

Coach pessoal

marianasilva.mentalcoach@gmail.com

A versão original deste artigo foi publicada na revista Zen Energy Março, nº146.
Anterior Feng Shui: Plantas que oferecem bem-estar
Seguinte Doenças inflamatórias do intestino: o que deve saber!