A arte de respirar


A respiração consciente é uma forma maravilhosa de acalmar o corpo e os seus sentimentos, e de recuperar a serenidade e a paz. Não é difícil respirar conscientemente. Qualquer pessoa o pode fazer – até as crianças.

——————————————

Quando respiramos conscientemente, harmonizamos todo o nosso corpo e mente, concentrados na maravilha da respiração. A nossa respiração é tão bonita como a música.

Ao inspirar, sabe que está a inspirar e dedica toda a sua atenção à inspiração. Quando inspira, há paz e harmonia em todo o corpo. Ao expirar, sabe que está a expirar. Quando expira, há calma, descontração e desprendimento. Permite que todos os músculos do rosto e dos ombros descontraiam.

Não precisa de se esforçar para inspirar e expirar. Não tem de fazer qualquer espécie de esforço. Não precisa de interferir na sua respiração. Permita apenas que ela aconteça naturalmente.

 

Uma verdadeira sinfonia

Enquanto inspira e expira, imagine alguém a tocar uma nota muito longa num violino, passando o arco para trás e para a frente, na corda. A nota parece contínua. Se quisesse desenhar uma imagem da sua respiração, seria como o desenho de um oito e não de uma linha reta, pois há continuidade à medida que a sua respiração entra e sai. A sua respiração torna-se a própria música.

Respirar assim é Mindfulness, e quando se está em Mindfulness, há concentração. Sempre que há concentração, há insight – uma revelação – que traz mais paz, compreensão, amor e alegria à sua vida.

 

Desfrute de alguns momentos a ouvir a música da nossa respiração em conjunto.

 

Ao inspirar, desfruto da minha inspiração.

Ao expirar, desfruto da minha expiração.

 Ao inspirar, todo o meu corpo está em harmonia com a inspiração.

Ao expirar, todo o meu corpo se acalma com a expiração.

 Ao inspirar, todo o meu corpo desfruta da paz da minha inspiração.

Ao expirar, todo o meu corpo desfruta do relaxamento da minha expiração.

 Ao inspirar, desfruto da harmonia da minha inspiração.

Ao expirar, desfruto da harmonia da minha expiração.

 

 

Hanh, Thich Nhat (2018) A arte de viver. Nascente

Reiki & Yoga Prático 43

Anterior 5 dicas práticas para aliviar o stress elétrico
Seguinte Leitura Da Aura: de mulher para mulher!

Nenhum Comentário

Deixar um Comentário