Abrigos de jardim: como adaptá-las para todas as estações?


Log house in the forest

Não é segredo que poder usufruir da sua própria casa de verão é uma excelente forma de mudar o ambiente e afastar-se da rotina, pelo menos por um curto período de tempo. A verdade, é que muitas pessoas só desfrutam desta vantagem durante o verão e quando o tempo mais frio chega, a casa de madeira fica vazia até ao próximo verão. No entanto, os especialistas envolvidos na produção de abrigos de jardim defendem que não é necessário esquecer as vantagens que a sua casa de férias oferece durante os meses de inverno. Com isolamento de qualidade, as casas de jardim podem tornar-se não só uma boa razão para fugir com mais frequência para a natureza, mas também um ótimo local para realizar celebrações, onde pode receber facilmente a família ou um grupo de amigos.

 

Isolamento de qualidade

É um facto bem conhecido que a madeira, como material de construção, tem excelentes propriedades isolantes. Isto significa que retém bem o som e o calor. No entanto, se a casa de madeira for utilizada não só no verão, mas também no inverno, estas propriedades são insuficientes para manter uma temperatura confortável no interior da casa. Há abrigos de jardim em Portugal que são utilizados durante todo o ano e, como qualquer outro edifício, requerem um isolamento profissional.

 

Qual o material de isolamento a escolher?

 Atualmente, há muitas formas de isolar uma casa de madeira, mas um dos materiais mais populares para isolamento é a espuma de poliéster. De acordo com os especialistas dos abrigos de jardim e casas de jardim, a espuma de poliéster não é um material isolante que possa garantir a mais alta qualidade dos trabalhos (devido à falta de estanqueidade do poliéster). No entanto, a simplicidade do processo de trabalho torna-se uma grande vantagem. Durante o processo de isolamento, os painéis especiais são fixados diretamente às paredes, a partir da madeira.

 

Outra alternativa para o isolamento é o poliuretano, que se caracteriza por uma qualidade extremamente elevada e uma elasticidade elevada. É um material duradouro que, devido à sua estrutura, tem o mais baixo coeficiente de condutividade térmica e adere bem a qualquer superfície. A lã de rocha, que tem uma menor condutividade térmica, é também utilizada com frequência no isolamento doméstico, mas o filme de polietileno também deve ser utilizado como complemento (para absorver o vapor de água que é prejudicial às paredes).

 

Em resumo, as casas de jardim, como qualquer outro tipo de casa, podem ser isoladas com diversos materiais. É importante salientar que ao escolher um material para o isolamento deve prestar atenção aos coeficientes de transferência de calor U e de resistência térmica R. O primeiro permitirá estimar o isolamento térmico ou a quantidade de calor que pode penetrar através do material isolante – quanto mais baixo o valor U, menos calor penetrará. Em termos de resistência térmica, quanto maior for a resistência – mais quente será a casa.

Quando escolher um material de isolamento para a sua casa de madeira, também é importante assegurar-se de que escolhe um material que respira, não acumula humidade e é resistente ao crescimento de microrganismos.

 

Antes de começar os trabalhos de isolamento…

 

Em primeiro lugar, antes de planear os trabalhos de isolamento, vale a pena saber que os abrigos de jardim não devem ser isolados imediatamente após a sua construção. De acordo com os fabricantes de abrigos de jardim, estes tendem a assentar e a deslizar um pouco nos primeiros anos após a sua construção, pelo que não há necessidade de apressar os trabalhos de isolamento.

 

A prática mostra que no primeiro ano os muros de uma casa de madeira tendem a assentar 2-3% da altura do muro (por exemplo, se o muro da casa tiver 4,5 m de altura, a sua altura diminui em cerca de 10 cm). Se o trabalho de isolamento for iniciado prematuramente, o poliestireno, espuma ou outros materiais serão provavelmente danificados (isto significa que o isolamento terá de ser parcialmente refeito mais tarde). Se, por alguma razão, esperar não for uma opção, sugerimos que consulte especialistas da área antes de iniciar os seus trabalhos.

 

Outra recomendação, não menos importante, dos especialistas é que realize os trabalhos de isolamento a partir do exterior. O isolamento das casas de jardim feito a partir do interior é visto como não prático – requer muitos trabalhos de demolição e no caso dos trabalhos não serem bem executados pode criar um ambiente perfeito para os roedores e bolor.

 

Isolamento de janelas e portas

 De acordo com as estatísticas gerais, o isolamento de um abrigo de jardim depende de as portas e janelas da casa estarem devidamente isoladas. Por esse motivo, para tornar uma casa de madeira adequada para todo o ano, vale a pena investir não só no seu aquecimento.

Em primeiro lugar, ao comprar uma casa de madeira, os peritos recomendam que poupe em portas e janelas. Se decidir renovar uma casa de madeira antiga, mantendo a sua autenticidade e estilo, pode aumentar a temperatura interior com a instalação de vidros das janelas mais espessos. Para um bom resultado também pode aplicar um selante especial nos locais onde o vidro é fixado à estrutura da janela, o que normalmente aumenta o isolamento da janela. Se as fendas na janela forem visíveis a olho nu, pode vedá-las com algodão ou vários tipos de restos de tecido.

 

Os abrigos de jardim bem isolados também necessitam de um bom isolamento das portas. Não se trata apenas das portas exteriores principais, mas de todas as que ligam a casa aos quartos mais frios. A forma de isolar tais portas é selar todas as pequenas fissuras. Se o ar frio entrar na divisão através do fundo da porta podem ser usadas escovas especiais de isolamento.

 

Porque é necessário isolar mais do que as paredes?

Para assegurar um isolamento de alta qualidade da casa, deve analisar este tópico de forma abrangente. A verdade é que uma casa de madeira realmente quente é isolada em cada uma das suas partes – não faz sentido isolar apenas paredes e assegurar um isolamento elevado de portas e janelas se o frio entrar constantemente através do telhado ou do piso.

 

Isolamento do telhado

O telhado que protege os abrigos de jardim de influências externas, tais como precipitação, vento ou sol, também tem um impacto significativo no isolamento térmico geral da casa. Como a prática demonstra, um telhado não vigiado e não isolado liberta geralmente cerca de 30% (por vezes mais) do calor da casa à medida que o calor aumenta, pelo que é especialmente importante encontrar uma solução de isolamento fiável.

 

Um dos materiais mais utilizados para um isolamento de alta qualidade é a lã de rocha, que retém calor numa casa de madeira e reduz significativamente o consumo global de calor da casa. Também vela a pena mencionar que as casas de jardim isoladas com lã de rocha são consideradas uma solução amiga do ambiente, uma vez que este material de isolamento cumpre todas as normas ecológicas – não é nocivo para o ambiente. Vale a pena salientar que tanto a lã de rocha, lã de vidro como a lã mineral de pedra pertencem ao mesmo grupo de materiais. A principal diferença entre estes materiais, que são mais frequentemente utilizados para isolamento de abrigos de jardim, é a sua tecnologia de produção.

 

Um material de isolamento de telhado que também é muito popular é o poliuretano, que é considerado o mais eficiente, uma vez que o mesmo resultado pode ser alcançado com placas de espuma com metade da espessura (em comparação com a lã de rocha). No entanto, o material de poliuretano para isolamento de telhados custará mais – o seu preço depende diretamente da densidade.

 

Isolamento do piso

Para assegurar o máximo de calor e aconchego numa casa de madeira, é importante não esquecer o piso da casa. O piso frio pode ser descrito como um dos principais problemas nas casas de madeira, raramente resolvido com tapetes. Por isso, para criar um ambiente acolhedor e um calor agradável, assim como se proteger contra problemas de humidade (bolor, fungos, bactérias), planeie o isolamento do piso da casa de madeira no período de construção.

 

Vale a pena mencionar que os pisos dos abrigos de jardim em Portugal são normalmente isolados com materiais, tais como lã de rocha ou poliestireno expandido, materiais que têm uma relação preço-qualidade relativamente boa. Se decidir isolar o piso da sua casa de verão com espuma de poliuretano, deve ter atenção ao facto de a nova camada de isolamento ter de acompanhar a parede por, pelo menos, 10-15 cm. Isto permite evitar pontes frias que ocorrem com frequência durante o isolamento do pavimento.

 

Ao avaliar se o poliuretano poderá ser o material mais adequado para o isolamento do seu piso, é importante saber que este material não só combina calor, impermeabilização e isolamento acústico. É também homogéneo, pelo que o pavimento não necessita de selagem adicional. Este material é conhecido como aderente à camada isolante e a sua densidade assegura a resistência à carga.

 

Outro material que pode ser escolhido para o isolamento do piso – lã de rocha. Tem altas propriedades isolantes e higroscopicidade – pode absorver facilmente uma quantidade muito pequena de humidade do ar (se a humidade relativa for 90%, a lã de rocha absorve apenas 0,004%). Ao escolher lã de rocha para isolamento do piso da casa de madeira, é importante saber que todo o trabalho deve ser feito sobre uma superfície bastante lisa e seca. Em termos de pequenas saliências, as placas de lã de rocha adaptam-se perfeitamente e enchem-nas sem qualquer esforço adicional.

 

Sistema de aquecimento

No caso de pretender usar a sua casa de madeira durante todo o ano, deve ter um sistema de aquecimento integrado e de alta qualidade. De acordo com os peritos, não existe uma forma ideal de aquecer uma casa de madeira, que possa ser recomendada para todos os tipos de casas. A decisão sobre o tipo de aquecimento é, normalmente, determinada por muitos fatores, tais como o tipo de construção e isolamento da casa.

 

Antes de decidir, vale a pena pensar quanto tempo planeia passar na sua casa de férias durante a estação invernosa. Por exemplo, se planeia visitar a casa de madeira apenas ocasionalmente, é recomendável escolher um sistema que assegure as necessidades mínimas de aquecimento, sem exigir grandes investimentos. Tal solução de aquecimento poderia ser um aquecedor elétrico com uma potência de 70-80 W/m², caso o inverno não seja muito frio e a casa estiver devidamente isolada.

Uma lareira pode ser uma solução mais eficaz para assegurar um aquecimento confortável e aconchegante na casa em visitas menos frequentes. Se instalar um sistema de distribuição de calor adicional em todas as divisões – aquecerá a casa inteira de forma rápida e económica. A principal desvantagem desta solução é que quando o fogo se extingue, os quartos arrefecem muito rapidamente. Assim, neste caso, é necessário o isolamento adequado do edifício.

 

Se decidir investir mais no aquecimento e instalar um sistema de aquecimento elétrico, os peritos aconselham a não poupar num termóstato, o que ajuda a garantir a máxima eficiência de aquecimento. Dependendo da temperatura registada pelos sensores, o aquecimento liga-se ou desliga-se automaticamente. Isto não só tornará o sistema de aquecimento mais eficiente, como também poupará muitas despesas.

 

Isolamento do sistema de abastecimento de água

Se está interessado no tema do isolamento de casas de madeira em Portugal, é fácil compreender a importância do isolamento do sistema de água. A verdade é que o frio durante o Inverno afeta não só as paredes da casa, mas também as condutas, que não suportam temperaturas baixas. Se as casas de verão forem utilizadas durante todo o ano, o tema do isolamento adequado das condutas de abastecimento de água torna-se ainda mais importante – é a principal razão pela qual se pode utilizar água na casa quando a temperatura desce abaixo de zero graus.

 

É importante salientar que mesmo a melhor camada de isolamento térmico não garante necessariamente que o sistema de água estará totalmente protegido no inverno. Portanto, juntamente com o aumento do isolamento térmico das tubagens de abastecimento de água, poderia ser aplicada mais uma solução. O cabo especial para tubos de aquecimento é uma escolha muito comum para evitar os problemas relacionados com os tubos e garantir a possibilidade de utilizar água nos abrigos de jardim todo o ano. O cabo especial tem um consumo de energia extremamente baixo e assegura excelentes resultados. É também importante mencionar que o processo de utilização é especialmente simples – não requer conhecimentos especiais, e a temperatura nas tubagens é regulada por si mesma.

 

Anterior Projetos de decoração em ambientes reais
Seguinte 3 Reis e Um par de Meias: Iniciativa solidária