Existem cada vez mais mães a sofrer de algum tipo de ansiedade. Já sabíamos que unir Yoga e gravidez tinha vários benefícios. Susana Lopes aconselha as mães mais ansiosas a fazerem práticas curtas e dinâmicas para, progressivamente, aumentarem a duração. Aqui ficam alguns exemplos de exercícios que demoram poucos minutos!
- Posição de alongamento vertebral com respiração dinâmica
Duração: 3-4 minutos
Numa posição de pé ou sentada com as pernas confortáveis, coloque as mãos sobre o seu bebé e, ao mesmo tempo que inspira, eleve lentamente os braços sincronizando-os com o ritmo respiratório. Quando chegar ao máximo da sua elevação e alongamento, una as palmas das mãos. Ao expirar, repita o movimento contrário até aos joelhos e inicie um novo ciclo.
- Mentalização positiva: visualize a luz rosa que, em cada inspiração, envolve o bebé com todo o seu amor, e a cada expiração retorna à mãe com todo o amor do seu bebé por si, fortalecendo a ligação entre ambos.
2. Posição de descontração da coluna vertebral e respiração dinâmica
Duração: 3 minutos
De joelhos ligeiramente afastados no chão à largura do quadril e com os pés no mesmo alinhamento, coloque as mãos no chão por baixo dos ombros, de forma a manter as coxas perpendiculares ao chão e o tronco paralelo ao chão. Inicie com uma expiração e ao inspirar faça uma retroflexão de toda a coluna vertebral, elevando a cabeça e o cóccix. Ao expirar faça o movimento oposto. Flita o tronco, arredondando a coluna para cima, projetando a cabeça e o cóccix para baixo. Repita enquanto se sentir confortável, sem se cansar.
3. Relaxamento
Duração: 10 minutos
Posição deitada de costas ou de lado, podendo mudar de posição durante o relaxamento. Comece por induzir o seu relaxamento, levando mentalmente a sua consciência às diferentes partes do corpo, relaxando-as e tranquilizando-as. De seguida, leve mentalmente a sua consciência às diferentes partes do corpo do seu bebé, relaxando-as e tranquilizando-as também. Crie no seu coração uma emoção de amor e carinho, e partilhe-a com o bebé. Visualize o primeiro toque, pele com pele entre os dois, fortalecento o laço de amor incondicional. Permaneça em harmonia e tranquilidade.
4. Meditação e mentalização positiva
Duração: 2 minutos
Retorne a sua consciência à respiração lenta e tranquila, sem tentar controlá-la ou mudá-la. Sinta no seu corpo a sensação de cada inspiração e expiração, conectando-a com o seu bebé, o sopro da vida dentro de si.
Susana Lopes – Gravidez e Yoga
www.YogaeMaternidade.com