Agradecer à vida


Cooking. Romantic Man Giving Bundle Of Herbs To Woman. Couple Preparing Healthy Food At Kitchen In Tropical Villa. Diet With Fresh Organic Vegetables And Natural Vitamins On Summer Vacation.

Contemplar, agradecer, explorar e cuidar

O último ano provou-nos a importância de vivermos o presente, o aqui e o agora, de forma única e consistente. Vivemos constantemente a pensar no futuro e, muitas vezes, a remoer o passado, quando o fundamental é saborear o presente vivendo-o de forma plena e consciente.

 

Claro que a vida é feita de sonhos e para os realizarmos precisamos de definir objetivos, para os quais planeamos as respetivas ações e, assim, vamos trilhando o nosso caminho! Mas se todos os dias agradecermos por algo, o futuro incerto torna-se menos angustiante, o passado menos triste, e o presente mais feliz.

O ritmo acelerado do nosso dia-a-dia impede-nos de nos focarmos no aqui e no agora. De manhã acordamos a pensar no que vamos preparar para o jantar; a meio do dia começamos a antecipar a reunião que vamos ter com o chefe no dia seguinte; e quando nos vamos deitar já estamos a pensar no almoço de amanhã. Acabamos por adormecer sem pensar nas coisas boas que aconteceram ao longo do dia. Há sempre alguma coisa boa!

 

Todos os dias agradecer!

Todos os dias há sempre algo para agradecer.

Saiba demonstrar gratidão

Praticar a gratidão diariamente tem vários benefícios não só a nível emocional, mas também a nível físico. Quando valorizamos o que temos, mesmo quando nos parece tão pouco, verifica-se uma redução do nível de ansiedade e de preocupação, e sentimentos como a frustração e a insatisfação tendem a desaparecer. Quando valorizamos e aceitamos as nossas conquistas pessoais, estamos a contribuir de forma positiva para a nossa autoestima; inibindo sentimentos de injustiça e tristeza, aumentando, desta forma e a cada dia, o amor-próprio.

Existem várias formas de praticar a gratidão. Devemos fazê-lo diariamente para uma evolução contínua da nossa energia positiva. Deixo algumas dicas que pode começar a praticar já hoje:

  • Construir um Diário de Gratidão. Todos os dias, antes de adormecer, escreva no seu diário algo pelo qual esteja agradecido; com este exercício vai refletir sobre o seu dia e, ao expressar gratidão por algum momento, alguma pessoa ou algum acontecimento, vai terminar o dia com um enorme sentimento de leveza, o que o ajudará a dormir melhor.
  • Comece o dia com uma Nota de Gratidão. Todos os dias, depois de acordar, escreva uma nota refletindo algo pelo qual esteja grato. Com esta prática vai iniciar a sua manhã com um sentimento de otimismo que o acompanhará ao longo dia. Verá como tudo vai correr muito melhor! Quando surgirem sentimentos de tristeza e angústia, consulte o Diário ou as Notas de Gratidão. Leia todas as palavras que lá escreveu. De certeza que já nem se lembrava do que tinha escrito, de todas as coisas boas pelas quais agradeceu. Vai voltar a sentir-se mais leve, completo e feliz.
  • Todos os meses, escreva uma Carta de Gratidão a alguém de quem goste muito. Escreva tudo o que lhe vai na alma, sem medos nem preconceitos. Deixe fluir! Com este exercício vai cultivar amor e sentir-se pleno depois de enviar esta carta! Com a prática diária de gratidão, a nossa postura, perante a vida em geral, será muito mais otimista e positiva o que irá ajudar-nos a focarmo-nos no que realmente interessa, não criando sentimentos negativos perante os acontecimentos do nosso dia-a-dia.

Cuidar do nosso templo

Com uma predisposição mais confiante sobre a nossa vida, vamos ouvir-nos com mais atenção. Vamos estar mais concentrados nas mensagens que a nossa mente nos vai transmitindo e vamos sentir-nos mais seguros para seguir os nossos sonhos. Quando nos permitimos a ouvir a nossa mente descobrimos o que realmente nos torna feliz nas várias áreas da nossa vida. Está tudo na nossa mente! Saber o que queremos é o primeiro passo para conseguirmos concretizar os nossos sonhos!

  • Um excelente exercício para ouvirmos a nossa mente é praticar o silêncio, sem receio das mensagens que nos sejam transmitidas durante esse processo de escuta interna. Adote este ritual e verá como se sente muito mais tranquilo e autoconfiante. Mesmo que sinta medo do que possa ouvir, deixe-se levar por esse processo de autoconhecimento.

Enquanto a mente envia mensagens, o corpo envia sinais. O corpo é a nossa casa, é um templo profundamente sábio que devemos cuidar com o maior amor e dedicação. O que faz diariamente pelo seu templo? Por si? Mais importante do que cuidarmos por fora, é fundamental nutrirmos o corpo a partir de dentro. O nosso exterior é um reflexo de tudo o que se passa dentro de nós, o que comemos, o que pensamos e o que sentimos, por exemplo, irá exteriorizar-se na saúde da nossa pele, do nosso cabelo, do nosso peso, e por aí fora.

A prática diária de Meditação e Yoga, atividade física e uma alimentação saudável fazem toda a diferença para um equilíbrio mental, físico e emocional.

Comprometa-se todos os dias, por pouco tempo que seja, a cuidar do seu templo em toda a sua plenitude. Para uma vida mais mágica!

Rita Loureiro
Holistic Health Coach | www.ritaloureiro.pt/
Instagram @ana.rita.loureiro

Mais artigos sobre Gratidão no nosso site.

Anterior Meditar transforma!
Seguinte Olá harmonia! - Adeus crise e tempos conturbados…