Alimentos para se manter jovem – Atrase o relógio biológico


Beautiful young woman smiling and eating nuts at home. Healthy concept.

Envelhecer é inevitável, mas envelhecer bem é uma arte. Se quiser manter-se em forma, viver mais tempo, sentir-se melhor e parecer mais jovem até bem tarde, está na altura de investir na sua saúde.

Sarah Mersen, autora do livro Top 100 – Alimentos para se Manter Jovem, da editora Sinais de Fogo, apresenta 100 alimentos, cada um com a sua receita ou sugestão, que contribuirão para se sentir e manter em plena forma. Neste artigo, tome nota de alguns desses alimentos e aumente a sua energia, vitalidade e proteja-se dos problemas relacionados com a idade.

1. FRUTOS

Alimentos para se manter jovem

Manga

Ricas em vitamina C e betacaroteno, as mangas protegem do envelhecimento de muitas formas. Uma manga de tamanho médio contém quase a percentagem diária necessária de vitamina C, um antioxidante que produz colagénio – proteína vital para a pele saudável e para o tecido conjuntivo. A manga é também um dos poucos frutos fonte de vitamina E, que juntamente com a vitamina C, protege o cérebro da perda de memória. A polpa, de um amarelo-alanrajado vivo, possui um elevado teor de betacaroteno, necessário para a pele limpa, pulmões saudáveis, coração forte e imunidade reforçada.

 

Lassi de Manga

500g de Iogurte natural

1 ½ Manga, descascada e às fatias

55g de Açúcar branco refinado

8 Cubos de gelo

4 Pistácios, com casca

4 Amêndoas

Um pouco de pistilos de açafrão

Misture o iogurte, a manga, o açúcar e o gelo até ficar espumoso. Corte fino os pistácios e as amêndoas. Sirva em copos guarnecidos com nozes e açafrão.

 

Mirtilo

Os mirtilos contêm importantes antioxidantes que conservam a juventude e que afastam muitas doenças. Os mirtilos são ricos em antocianina, um poderoso antioxidante que protege do envelhecimento e melhora a circulação, ao mesmo tempo que potencia a vitamina C, apoiando assim o colagénio e melhorando a pele. Os mirtilos ajudam a aperfeiçoar o funcionamento do cérebro e a combater doenças oculares. São também uma boa fonte de pectina, que faz baixar os níveis de colesterol. Aplicado como tópico, o ácido contido neste fruto actua como um adstringente leve e um agente de peeling.

blueberry

Molho de Mirtilo

250g de Mirtilos frescos

80g de Açúcar

1 Colher (de sopa) de sumo de limão

1 Pitada de sal

½ Colher (de sopa) de extracto de baunilha

 

Lave os mirtilos e esmague-os numa tigela. Junte o açúcar, o sumo de limão e o sal. Mexa bem. Num tacho aqueça a mistura e deixe ferver 1min. Deite o extracto de baunilha. Sirva com pudins, bolo ou gelado. Mantém-se no frigorífico durante 5 dias.

 

2. VEGETAIS

Cenoura

Com os seus elevados níveis de betacaroteno, as cenouras têm poderosas propriedades de combate ao envelhecimento. O betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A, é essencialmente importante para a saúde dos olhos, beneficia também muito a pele, o sistema imunitário e o aparelho digestivo e, juntamente com o alfacaroteno, é anticancerígeno e ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca. As cenouras são também ricas em fibra e água, o que purifica o fígado, facilita a desintoxicação e alisa a pele, evitando as rugas. A vitamina C e a sílica, que as cenouras contêm, são óptimas para manter a pele jovem.

Sumo de Beleza (para a pele, cabelo e unhas)

4 Pepinos

4 Pastinacas

8-12 Cenouras, esfregadas e sem a parte de cima e a de baixo

2 Limões, descascados

1 Pimento verde

Corte o pepino e a pastinaca ao alto e meta no centrifugador, a seguir as cenouras, os limões e o pimento verde. Deite nos copos e sirva.

 

Cogumelo

Os cogumelos têm mais proteína do que a maior parte dos vegetais, além de vitamina E e selénio. Uma abundante fonte de vitamina E e selénio que retardam o envelhecimento, os cogumelos mantêm a pele e o cabelo saudáveis e protegem das doenças cardíacas. Reforçam também a imunidade e têm propriedades anticancerígenas. Contêm potássio, vital para a saúde do coração e vitamina B12 que previne a artrite. O cogumelo shiitake reforça a imunidade e a variedade reishi combate a hipertensão e a asma, enquanto a maitake trata a hipertensão e a doença hepática.

Cogumelos Shiitake Vidrados

450g de Cogumelos shiitake

1 Colher (de chá) de sementes de colza

80ml de Caldo de galinha

1 Colher (de chá) de farinha de milho

2 Colheres de molho de soja

1 Colher (de sopa) de xerez seco

Lave os cogumelos, retire os caules e corte às fatias. Num tacho largo aqueça o óleo e junte os cogumelos e 2 colheres (de sopa) de caldo. Cozinhe, mexa frequentemente, durante 5-6min. Numa pequena tigela dissolva a farinha de milho no caldo restante. Misture o molho de soja e o xerez e deite no tacho. Cozinhe durante 2min até os cogumelos ficarem brilhantes.

3. NOZES E SEMENTES

Linhaça

De sabor adocicado, a linhaça é rica em gorduras essências à juventude do corpo e cérebro. A linhaça e o óleo de linhaça são ricos em ácidos gordos essenciais ómega-3 e ómega-6, imprescindíveis para uma pele e um cabelo sãos, para manter a mente activa, o coração saudável e o sistema imunitário eficiente. As sementes e o óleo contêm linhanos, que possuem propriedades anticancerígenas, e fornecem cálcio e magnésio, que mantêm os ossos saudáveis.

Máscara Facial de Linhaça (para reduzir as rugas)

2 Colheres (de chá) de linhaça

Água suficiente para cobrir

1 Gota de óleo neroli

Numa taça, junte a linhaça e a água. Deixe repousar até as sementes incharem e a água ficar gelatinosa. Acrescente então o óleo neroli. Com os dedos espalhe sobre o rosto e pescoço. A seguir, passe por água fria e tépida. Seque o rosto com pequenos toques.

 

Amêndoa

A amêndoa contém uma série de óleos e nutrientes especialmente indicados para manter a pele jovem. A amêndoa é uma boa fonte de proteínas, necessárias ao crescimento saudável e à reparação das células. Contém também mais fibra do que qualquer outra noz, ajudando, por isso, à digestão. O seu conteúdo em cálcio ajuda a manter os ossos fortes e a evitar a osteoporose. Nela encontramos também gorduras monoinsaturadas e esteróis vegetais, que ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca.

Vitamina E para uma pele radiante

A amêndoa é uma fonte fantástica de vitamina E, que desempenha um papel importante na saúde da pele tanto interior como exteriormente, ajudando a conservar a elasticidade e a reparar os danos. O óleo de amêndoa, sobretudo, é um maravilhoso emoliente para a pele e muito eficaz na cicatrização de costuras pós-operatórias. A vitamina E reforça também a imunidade e protege o coração.

 

Carrot juice

Leite de amêndoa tradicional (para enriquecer a pele)

50g de Amêndoa ralada

1 Colher (de sopa) de mel

500ml de água mineral sem gás

Num tacho misture as amêndoas, o mel e a água. Mexa bem, até o mel se dissolver. Deixe repousar 2h. Filtre e deite numa garrafa com tampa. Aplique generosamente no rosto e no pescoço com um algodão e deixe actuar 20min. Use de manhã e à noite. Dura 3 dias no frigorífico.

 

4. CEREAIS E LEGUMINOSAS

Lentilhas

As lentilhas, nutritivas e de boa digestão, são um alimento básico em muitos países. Quer sejam vermelhas, verdes ou castanhas, as lentilhas são uma inesgotável fonte de proteínas, que contribuem para manter a pele, o cabelo, os dentes e as unhas fortes e saudáveis. Contêm também elevados níveis de vitaminas do complexo B, especialmente a B3, que previne a perda de memória e a B12 que evita desde a artrite aos zumbidos nos ouvidos. São também muito ricas em ferro e indicadas para evitar a anemia. O seu teor de fibra ajuda a regular a digestão.

Sopa de Lentilhas e Cominhos

2 Cebolas cortadas grosseiramente

4 Dentes de alho, esmagados

2 Colheres (de chá) de cominhos

3 Colheres (de sopa) de óleo vegetal

1 Folha de louro

½ Colher (de chá) de orégãos

3I de Caldo de galinha

600g de Lentilhas verdes ou castanhas enlatadas

Numa panela salteie a cebola, o alho, os cominhos e o óleo. Junte a folha de louro, os orégãos e o caldo. Deixe ferver em lume brando durante 10min. Junte as lentilhas e cozinhe, durante mais 10min. Tire a folha de louro e passe a sopa coma trituradora. Sirva guarnecida com coalhada e sementes de cominhos torradas.

Grão-de-bico

O grão é especialmente saboroso e rico em muitos nutrientes, que conservam a juventude. O grão é uma boa fonte de proteína, vital para a regeneração das células. O seu rico teor de vitamina E reforça o sistema imunitário, protege o coração e torna a pele e o cabelo saudáveis. Contém também zinco, que aumenta a imunidade e rejuvenesce o timo. O grão é ainda uma fonte de isoflavonas, que se assemelham aos estrogénios e têm propriedades anticancerígenas.

Grão-de-bico com Malagueta

3 Cebolas às rodas

1 Malagueta fresca, cortada finamente

150mIde Azeite virgem extra

4 Dentes de alho

1 Colher (de sopa) de orégãos

550g de Grão cozido enlatado

Aqueça previamente o forno a 150ºC.Salteie a cebola e a malagueta no azeite até amolecer, junte o alho, os orégãos e o grão, mexa bem e mude para um tabuleiro de forno. Junte água suficiente para cobrir o grão ponha uma tampa e cozinhe 1-1 1/2h ou até o grão estar tenro. Se necessário, junte mais água durante a cozedura.

 

Coma para ficar mais jovem…

  • Alimentos ricos em vitamina C para combater os danos dos radicais livres e manter uma pele brilhante;
  • Alimentos ricos em selénio para evitar as rugas. Proporcionam protecção contra os danos causados pelo Sol e um cabelo brilhante;
  • Alimentos que contêm ferro para evitar cabelo baço e pele pálida;
  • Alimentos ricos em vitamina B para aumentar a capacidade do cérebro e conservar o sistema nervoso;
  • Alimentos ricos em cálcio para ajudar a conservar a saúde dos ossos;
  • Alimentos ricos em vitamina B, C e E para fortalecer o sistema imunitário;
  • Alimentos que contêm zinco para retardar a queda de cabelo e promover o seu crescimento;
  • Alimentos ricos em cálcio, magnésio, boro e sílica para tratar unhas frágeis e quebradiças;
  • Alimentos ricos em vitamina A para aumentar a imunidade e manter a pele brilhante e os olhos saudáveis;
  • Alimentos ricos em vitamina E pela sua capacidade de curar e hidratar a pele, evitar a perda de memória e proteger o coração;
  • Alimentos ricos em potássio para baixar a tensão arterial e manter o ritmo cardíaco regular;
  • Alimentos ricos em enxofre (um constituinte da queratina e do colagénio) para ter pele, unhas e cabelo saudáveis;
  • Alimentos com baixo índice glicémico (IG) para uma libertação sustentada de energia;
  • Alimentos que contêm ácidos gordos essenciais ómega-3 e ómega-6 para um cérebro vivo, pele clara e brilhante e protecção de doenças cardíacas.

 

… e evite

  • Comida rápida;
  • Açúcar;
  • Excesso de sal;
  • Excesso de álcool;
  • Tabaco;
  • Stress;
  • Falta de exercício;
  • Falta de horas de sono.

Mais artigos sobre Alimentação/Nutrição no nosso site.

Anterior Recupere a silhueta - 4 factos sobre o crómio
Seguinte Reiki e Ho’oponopono: Cura e transformação

Nenhum Comentário

Deixar um Comentário