Crie uma nova rotina – Como madrugar e ser feliz em 3 dicas


Meditar; Yoga

Aprenda a ser mais feliz criando uma rotina matinal saudável com a Grace Kelly.

Nos dias de hoje, são vários os fatores que nos impedem de acordar cedo. O stress provocado pela sobrecarga de responsabilidades diárias, o trabalho intenso, a constante ligação ao mundo virtual, entre outros aspetos que exigem de nós um estar acordado quase permanente. Esta conjunção de fatores resulta em sucessivas noites mal dormidas, que afetam diretamente o bem-estar e a saúde.

Desde que fui mãe que o meu “Despertar Matinal” ficou agendado para as 6 horas da manhã, o que não me preocupou, porque sempre preferi acordar cedo e animada. No entanto, surpreendam-se! Já há alguns meses que gosto de acordar às 4h45. Sim, gosto. Há quem questione como é que consigo acordar tão cedo e com energia suficiente para fazer a minha prática de Yoga e corrida. Na verdade, apesar de ser madrugadora, durmo todas as noites 7 horas seguidas.

Como consigo esta nova rotina?

Para conseguir reajustar o meu corpo e mente a este novo horário, fiz-me valer da “Técnica dos 21 Dias”. São três semanas em que se torna possível modificar um comportamento, melhorar uma habilidade ou criar um hábito. Este período de tempo é suficiente para manter acesa a chama da motivação e persistir até que o corpo e a mente acordem naturalmente no novo horário. E é mesmo possível!

Receita matinal milagrosa

Partilho convosco as minhas dicas

  • Mudar hábitos noturnos: pelo menos 45 minutos antes de dormir, evite aquilo a que chamo “Retângulos Luminosos”. Os telefones e a televisão são uma fonte de energia extrema que dificulta o sono, contribuindo para que o cérebro deixe de produzir melatonina, uma hormona essencial para uma boa noite de sono. É preferível ler um livro, fazer Yoga e/ou meditar.
  • Tratar os dias como um evento: imaginar o nosso dia perfeito e prepará-lo previamente, potencializa a nossa produtividade e sucesso, evitando o stress. Começamos o dia sem presa e com um bom planeamento feito. Assim, podemos dar-nos ao luxo de começar pelas tarefas mais importantes e não pelas urgentes, aquelas que só chegam até nós quando o mundo acordar.
  • Evitar “só mais 5 minutos” no despertador: seguindo as dicas, não iremos precisar de dormir mais uns minutos depois de o despertador tocar. Teremos uma noite de sono mais eficiente e acordaremos no momento certo.

Rotina matinal mais feliz

Os motivos:

  • Usufruímos da Energia do Amanhecer: como amante de Yoga que sou, acredito que o nascer do sol é uma grande fonte de energia para a nossa prática diária, pois ficamos com mais disposição para o exercício físico e para enfrentar o dia. Praticar Yoga e corrida ao amanhecer é a combinação perfeita para um dia em cheio. Para além do equilíbrio e do foco que o Yoga proporciona, ficamos com a quantidade suficiente de endorfinas para que nos sintamos cheios de energia e com concentração durante todo o dia.
  • Ficamos mais positivos e felizes: a atitude com que começamos o dia influencia diretamente a forma como ele irá prosseguir. Ao interiorizar pensamentos bons e praticar a visualização dos mesmos, acreditamos na Lei da Atração e ficamos mais otimistas para fazer o mesmo no dia seguinte, e mais felizes de um modo geral.
  • Temos mais saúde: ao equilibrar o relógio biológico e educar a nossa rotina diária com tudo o que referi anteriormente, conseguimos ter um corpo e uma mente muito mais saudáveis.

Grace Kelly Pinto Sá | Instagram
Professora de Yoga

Artigo originalmente publicado na Revista Reiki & Yoga nº17
Anterior Gravidez & Doenças Agudas – O Melhor É Prevenir
Seguinte Recupere a silhueta - 4 factos sobre o crómio

Nenhum Comentário

Deixar um Comentário