Cuide de si, cuidando das suas mãos


 

Se lavar as mãos sempre foi um hábito básico de higiene, hoje em dia é muito mais do que isso, é prevenção na transmissão de infeções. No entanto, escolher o produto ideal para as lavagens frequentes e hidratar a pele é fundamental.

Hoje, dia 5 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Este tema é assinalado mundialmente com o intuito de alertar para os riscos de transmissão de infeções. E lavar as mãos é a forma mais básica, barata e eficiente de controlar infeções. A verdade é que as nossas mãos estão sempre em contacto com superfícies repletas de microrganismos que nem sempre são inofensivos. Por isso, a higiene das mãos deve ser uma prioridade.

Quando lavar as mãos?

Para se manter livre de riscos deve lavar as mãos antes e após as refeições e/ou de manusear os alimentos; depois de usar a casa de banho; depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz; após mexer em resíduos, fazer festas a animais de estimação ou apanhar os seus dejetos, e após  mudar fraldas. Além disso, e segundo a OMS, a correta higienização das mãos deve demorar entre 40 e 60 segundos.

Então, como lavar corretamente as mãos?

Para fazer uma limpeza correta das mãos deve utilizar água corrente, sabão ou sabonete. As moléculas de sabão têm duas “pontas”: uma hidrofílica, capaz de se prender às moléculas de água, e outra hidrofóbica, que se une às moléculas de óleos, gorduras. As bactérias, e boa parte dos vírus, têm capas de gordura cuja função é proteger o microrganismo do ambiente. O sabão rompe essa proteção, fazendo com que essas bactérias e vírus morram. Lavar as mãos é, portanto, fundamental! No entanto, se não tivermos cuidado, a constante lavagem das mãos deixa a pele seca, por vezes com comichão ou irritada. É sinal de que não estamos a hidratar as mãos.

A nossa pele é composta, em grande parte, por óleos naturais. Com as constantes lavagens, estes acabam por se perder, dando lugar a mãos mais secas. O cuidado na escolha de produtos para a lavagem das mãos e a sua consequente hidratação é essencial. Devemos escolher, por exemplo, um sabonete rico em elementos de origem vegetal, como o óleo de coco, que é emoliente, hidratante e protetor da pele.

Hidratar as mãos, após a lavagem, continua a ser essencial. Para este fim, podemos usar um hidratante concentrado, em barra. Uma loção concentrada, nutritiva, é a melhor arma para hidratar as mãos, evitando o ressecamento e envelhecimento da pele, e ainda o aparecimento de manchas e de gretas. Produtos com manteiga de karité e manteiga de cacau (que amaciam e nutrem) e óleo de grainha de uva (um poderoso regenerador com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias) são as melhores armas para conseguir uma pele macia e cuidada.

Sabia que…

Segundo o Touch Research Institute, da Universidade de Miami, a estimulação das mãos através de massagem afeta o sistema nervoso, resultando num efeito comparado à Meditação e a uma diminuição significativa do ritmo cardíaco – algo que todos nós precisamos neste momento. Hoje e sempre, cuide de si, cuidando das suas mãos.

 

Maria José Nobre

Co-Founder & CEO Terra Saboaria Artesanal

 

 

Anterior A procura da Felicidade, o fundamento da nossa liberdade
Seguinte Holmes Place Health Clubs

Nenhum Comentário

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *