Feng Shui – Como a energia flui nas nossas casas


Bed with colorful blanket and pillows under bedheads with dreamcatchers

Somos afetados pela forma como a energia se movimenta à nossa volta. Certamente que uma boa limpeza nos ajuda a livrarmo-nos da estagnação energética nos cantos da casa, mas falta-nos ainda ponderar formas de promover o fluxo geral da energia de uma forma consistente.

A forma como a energia flui nas nossas casas afeta a forma como a nossa vida flui. Se existirem áreas em que a energia está estagnada, isso estará espelhado num aspeto da nossa vida. Também nos sentiremos estagnados de alguma maneira, ou desconcentrados e mentalmente dispersos. Isto acontece porque se a nossa casa estiver em desordem também a nossa mente se encontra em desordem.

O Feng Shui

Consiste na arte de gerir a energia num edifício ou numa paisagem exterior, de modo a criar o máximo benefício para as pessoas que aí vivem ou laboram. O Feng Shui é originário da China, tendo sido levado pelos chineses a todas as regiões do mundo onde se fixaram. Presentemente, muitas grandes empresas recorrem a especialistas em Feng Shui com o propósito de serem ajudadas a maximizar o seu sucesso. Em Hong Kong, por exemplo, nenhum edifício de habitação ou negócios é construído sem a presença de um mestre de Feng Shui, que se responsabiliza pela supervisão do design de interiores e exteriores.

Porta de entrada

Trata-se do ponto de contacto com o resto do mundo, daí a sua importância. Mantenha-a limpa, em bom estado e liberta de lixo acumulado. Mostre ao mundo uma face radiante! Não tenha à porta coisas a mais, como vasos de plantas ou outros objetos que possam fazê-lo tropeçar. Sugiro ainda que coloque duas estátuas chinesas de leões no exterior da porta de entrada, para lhe trazerem sorte e proteção. Poderá encontrá-las facilmente na generalidade das lojas de produtos esotéricos.

O vestíbulo

Uma escultura em frente à porta é uma excelente ideia, tendo em conta que simboliza as boas-vindas. Diz-se que a presença de elefantes em frente à porta traz boa sorte. Mantenha a entrada bem limpa e faça dela um lugar apelativo.

O quarto

Evite posicionar a cama debaixo de uma janela e excessivamente próxima da porta. Em termos gerais, considera-se que o sono é mais relaxante e reparador quando dormimos afastados da porta e das janelas, mas podemos vê-las bem estando na cama. Por outro lado, a sua cama deverá estar afastada do chão, de modo que o fluxo de energia possa mover-se em seu redor e debaixo de si. Sem dúvida que o quarto é o lugar onde queremos estar descontraídos e em paz, pelo que devemos evitar a presença de computadores ou equipamentos afins que levem a sua mente a focar-se em temas relacionados com o trabalho. Poderá sempre beneficiar muito mais de uma iluminação suave, de velas acesas, de óleos de aromaterapia num queimador, e de cores e tecidos suaves do que de um computador, uma televisão acesa ou uma pilha de jornais e revistas…

Casa de banho

Se tiver uma casa de banho incorporada no quarto, mantenha a porta e a tampa da sanita fechadas. Deixá-las abertas é como empurrar o seu dinheiro pelo cano abaixo.

Informações gerais

Extremidades pontiagudas e arestas direcionadas para uma divisão são sempre consideradas negativas no âmbito do Feng Shui. A energia abrupta e pontiaguda, angulosa, traduz uma agressão ou oposição na sua vida. As plantas constituem uma boa solução quando se trata de fazer face a quaisquer angulosidades apontadas para uma divisão, atenuando o seu impacto. Se a esquina de uma casa estiver apontada para a sua, coloque catos à janela, de modo a manter à distância a energia agressiva. A presença de vigas proeminentes também bloqueia a energia. Evite sentar-se debaixo delas. Pode pendurar algum objeto na viga, a fim de diluir — psicológica e visualmente — a sua presença. Os especialistas em Feng Shui recomendam, por exemplo, um símbolo bagua, ou um par de flautas de bambu. Adicionalmente, poderá consultar a lista de objetos aptos a melhorar a energia da sua casa. Ao distribuir as peças de mobiliário, evite criar recantos apertados e cheios de coisas.

 Objetos que enaltecem a sua casa

Seguem-se alguns objetos que poderá utilizar para melhorar os seus espaços e neutralizar eventuais aspetos negativos:

  • Espanta-espíritos: Quando agitados pela brisa, produzem sons maravilhosos.
  • Flores frescas: No meu entender, uma das coisas mais energisantes e estimulantes que pode fazer pela sua casa é enchê-la de flores. Com efeito, as flores dão vida e cor a todos os espaços.
  • Fontes de água: A água em movimento traz vida e atividade.
  • Imagens: Em particular as que representam alegria, felicidade e sucesso. Estas palavras, escritas com a maravilhosa caligrafia chinesa e emolduradas, podem ser adquiridas em lojas de produtos esotéricos e também em algumas grandes superfícies.
  • Pendentes de cristal: Pode suspendê-los numa janela. Ao atravessar os cristais, a luz solar cria prismas de luz.
  • Plantas de interior: A vegetação e as plantas verdes também vivificam, especialmente quando posicionadas aos cantos. Dê preferência às que apresentam folhas arredondadas que crescem para cima. No Feng Shui, as folhas pontiagudas não são auspiciosas.

Curar as energias negativas

Jones, Anne (2016) Curar as energias negativas. Pergaminho

Outros artigos sobre Feng Shui no nosso site.

Anterior Nutrientes alimentares como prevenção e tratamento
Seguinte Entrevista - “A organização dá-nos foco, alinhamento, praticidade.”