Higiene e Saúde Menstrual – 2 livros sobre o período sem tabus


Hoje 28 de maio assinala-se o Dia Internacional da Higiene e Saúde Menstrual, instituído pela Organização Mundial de Saúde em 2014. O mote da campanha deste ano é o combate à pobreza menstrual e aos estigmas que ainda persistem em torno da menstruação, problemas que a pandemia veio agravar.

Em Portugal, Patrícia Lemos, educadora menstrual e para a fertilidade, é uma das pessoas que mais têm trabalhado em prol da literacia de corpo e do conhecimento sobre o ciclo menstrual, através da plataforma Círculo Perfeito, e em dois livros de grande sucesso publicados, que damos hoje a conhecer e deixamos como sugestões de leitura para miúdos e graúdos:

 

  • Período (ed. Booksmile | 96 pp | 12,99 €) é um guia descomplicado sobre menstruação, dirigido aos mais jovens, e é o primeiro livro sobre o tema, escrito em português, por uma autora portuguesa.

Um guia descomplicado e divertido, para acabar com velhos mitos e crenças sobre a menstruação
Durante séculos, o corpo da mulher foi um enigma. A menstruação estava envolta em mitos e secretismo. Com o avanço da ciência, muitos desses mitos foram desaparecendo, mas outros foram passando de geração em geração e perduraram até aos nossos dias.

O objetivo deste guia menstrupositivo* é acabar com preconceitos e ideias erradas, e ajudar as jovens a conhecerem melhor o seu corpo e as transformações que este atravessa. Perceber como funciona o ciclo menstrual, decifrar o menstruês (aquilo que o ciclo tenta dizer-nos), conhecer os produtos menstruais que existem, aprender dicas e cuidados para um período feliz.

A menstruação prolonga-se durante cerca de 40 anos, da menarca à menopausa. É uma amiga que fica connosco muito tempo e merece toda a nossa atenção.

5 curiosidades sobre o período:

  1. A expressão significa «o intervalo de tempo entre dois eventos recorrentes» e acredita-se que terá começado a ser utilizada relativamente à menstruação no final do século XIX;
  2. Composto por uma mistura de sangue (cerca de 35 %), tecido endometrial (parte do revestimento do útero), muco e secreções vaginais.
  3. A falta de acesso a produtos para recolha do sangue tem o nome de pobreza menstrual. Na Escócia, por exemplo, as raparigas já têm acesso a pensos e tampões gratuitos.
  4. *Menstrupositivo: adjetivo inventado pela autora para caracterizar histórias positivas acerca da menstruação;
  5. Ciclos regulares são os que têm intervalos de tempo inferiores a 8 dias entre duas menstruações. Nos ciclos irregulares esses intervalos são superiores a 8 dias.

 

  • Não É Só Sangue: Uma Conversa Sobre o Ciclo Menstrual (ed. Influência | 256 pp | 18,79 €) dirige-se ao público adulto e aborda de forma aprofundada todas as questões relativas ao ciclo menstrual, fertilidade e literacia de corpo.

Porque é que precisa de um livro sobre ciclo menstrual?

O mais provável é que seja diferente do que aquilo que lhe contaram. Para algumas pessoas, a menstruação é a chatice que aparece de quando em todas as pessoas que menstruam: o ciclo menstrual é informação.

Patrícia Lemos, educadora para a saúde menstrual e fertilidade, ajuda-nos a compreender o nosso ciclo menstrual e a olhá-lo como um indicador de saúde, sempre e não apenas quando se pensa em ter bebés.

O que pode descobrir neste livro

  • No ciclo menstrual, o mais importante é invisível aos olhos. Ovular faz-nos falta, mesmo quando não queremos
    engravidar.
  • A expressão do período (cor, consistência, cheiro, duração) fornece pistas sobre a nossa saúde.
  • Num pico de fertilidade, as probabilidades de conceção são cerca de 20% a 25% a cada ciclo.
  • A TPM tem tratamento, e não é suposto existir.
  • A síndrome dos ovários poliquísticos é uma condição crónica, não se cura com a pílula e não se diagnostica apenas com uma ecografia.
  • A endometriose é uma condição de saúde séria e estrogénio-dependente.
  • Infertilidade e subfertilidade são coisas distintas.
Patrícia Lemos - Saúde Menstrual
Patrícia Lemos é Educadora Menstrual e para a Fertilidade. É Mestre em Sociedade, Risco e Saúde e instrutora credenciada de Natural Family Planning (UK). Certificada em Fertile Body Method, no acompanhamento de reprodução medicamente assistida, Hipnose de parto e Educação menstrual para meninas. Autora do livro sobre o ciclo menstrual The Goddess in You (Reino Unido, 2017). Membro da Society for Menstrual Cycle Research e da International Association for Premenstrual Disorders. Palestrante internacional convidada na Reunião Anual de 2018 da Natural Family Planning Teacher’s Association em Birmingham, Inglaterra. Em 2010 fundou o Círculo Perfeito® – Mulheres Férteis [membro associado da Menstrual Health Hub] – um projeto pioneiro em Portugal para a educação menstrual, manutenção de fertilidade e literacia de corpo.
Presença assídua nos meios de comunicação, o seu trabalho na área da saúde menstrual e da fertilidade tem tido uma aceitação tremenda. Site | Instagram | Facebook

Anterior A magia dos cristais
Seguinte Menopausa: abordagem holística para lidar com sintomas