Meditação – Antes de adormecer


Man sitting on bed meditating

Antes de adormecer poderá fazer um simples exercício e relaxamento que lhe permite relembrar à sua mente o estado de quietude e serenidade de que precisa para adormecer.

Leve a sua atenção para a respiração, sentindo apenas o ar entrar e sair do seu corpo.

Como é o final do dia, o corpo, que está cansado das atividades, irá aderir facilmente e começará a ajustar a respiração.

Observe os ajustes que o corpo faz quando começa a relaxar antes de adormecer.

Imagine que se encontra num espaço de paz, de grande serenidade, com uma luz puríssima que o envolve. Terá de ser um espaço onde se sinta bem, um espaço imperturbável, onde goste de estar. Na sua mente pode criar o que quiser. Crie esse espaço paradisíaco e permita-se fazer parte dele.

Em seguida, imagine que de cada vez que inspira essa paz e essa luz, ela se propaga pelo corpo e de cada vez que expira a paz e a luz dissolvem todas as situações desagradáveis do dia, toda a tensão acumulada, todo o stress.

De cada vez que absorve e inspira essa paz e essa luz, sente-se mais tranquilo, mais relaxado e continua a respirar, sabendo que se encontra imerso num espaço de serenidade que se propaga pelo seu corpo e pela sua mente.

Continue a imaginar que inspira a paz e a serenidade e que, quando expira, essa mesma paz e serenidade irradiam a partir de si. Pode fazer isto para cada parte do seu corpo, inspirando e levando paz a essa parte, expirando e irradiando com essa paz ou essa luz.

Inspire a paz sempre disponível e expire sabendo que está cada vez mais tranquilo, inspire de novo e sinta a agradável sensação da energia serena que inspira, e quando expira sinta-se cada vez mais relaxado, invadido por uma agradável sensação de paz.

Continue a sentir a tranquilidade que lhe chega com cada inspiração e o relaxamento que lhe traz cada expiração até que começa a sentir que está pronto para adormecer.

Agradeça pelo seu dia e congratule-se por ter esta disciplina interior de se observar, esta vontade de querer esvaziar O que já não interessa e esta predisposição para renovar interiormente a sua energia, pacificando a sua mente, trazendo-lhe serenidade.

Entregue-se ao sono.

Fazer este exercício antes de dormir prepara o corpo e a mente para uma noite descansada, com um sono reparador, em que a sua mente possa relaxar, esvaziar-se e descansar.

ABC da Meditação - antes de adormecer

Viana, Maria João (2019) ABC da Meditação. Nascente

Mais artigos sobre Meditação no nosso site.

Anterior Harmonize os espaços da sua casa - «O nosso espaço como um espelho da nossa vida»
Seguinte Tempo de Férias: 5 dicas para aliviar o stress acumulado