Meditação para crianças – Treinar o foco e a atenção plena


Child doing meditating exercise on wooden platform sea shore outdoors. Healthy lifestyle. Yoga girl

Em O Pequeno Buda, Tomás de Mello Breyner partilha diversos exercícios de meditação para os mais novos e que são uma ajuda preciosa quando se pretende uma maior capacidade de foco e de atenção plena. Os testemunhos que incluiu no livro comprovam a eficácia da meditação no desenvolvimento e treino destas duas capacidades.

Ao longo da minha vida, que ainda é curta, vim a perceber que tudo aquilo que fazemos deve estar associado a uma boa intenção. Seja cozinhar, plantar uma árvore, desenhar ou fazer desporto, devemos fazer tudo com intenção. Muitas vezes, a intenção é intuitiva, ou seja, não pensamos nela antes de agir.

Mas quando se inicia algum trabalho de maior importância, devemos focar-nos bem na intenção antes de o fazer. A minha intenção, com O Pequeno Buda, passa sobretudo por despertar consciências para a urgente necessidade de nos voltarmos para dentro de nós mesmos e percebermos, assim, o verdadeiro significado do maravilhoso caminho que é a vida. Falo sobre Meditação e como esta simples técnica pode mudar a sua vida e a de todas as crianças do mundo.

Se tiver filhos, entendo perfeitamente que tenha pouco tempo para se dedicar a práticas como a Meditação, que deve ser vista como uma prática regular, diária. Este livro surge sobretudo com a intenção de abrir a consciência dos sistemas de educação e das escolas. Se os pais assumem esta responsabilidade em casa, a escola deve cumprir também o seu papel, até porque é lá que as crianças passam uma grande parte do tempo, senão mesmo a maior.

O sistema de ensino está algo saturado e, sobretudo, desatualizado. Não é por acaso que muitas novas formas de ensino estão a nascer e que muitas escolas com novos modelos de educação estão a ganhar cada vez mais alunos. É nítido que a mudança está a acontecer e nós temos de nos adaptar a ela.

 

Desafie o seu filho a experimentar!

1. Sentir a respiração

 Peça à criança que se sente numa posição confortável. Depois, que coloque uma mão na barriga e que a vá sentindo a mexer conforme a respiração. Vá guiando a meditação, dizendo à criança para sentir o ar a entrar no corpo e a barriga a crescer, e, na expiração, para sentir o ar a sair e a barriga a encolher. Dê-lhe a indicação para ver o corpo como um balão. Cada vez que inspiramos crescemos, cada vez que expiramos mandamos o ar para fora e o balão fica mais pequeno.

 

2. Contrair e relaxar

Este exercício deve ser feito com a criança deitada no chão. Deitamo-nos no chão e dizemos-lhe que feche os olhos. A seguir, vamos pedir-lhe para contrair todos os músculos do corpo, das pernas, passando pelos braços, tronco, até aos ombros, pescoço e rosto. Quando todo o corpo estiver contraído, solicitamos à criança que relaxe totalmente os músculos. Quando isso acontecer, devem contrair novamente o corpo e, com a expiração, relaxar. Exercite isto algumas vezes e, no final, pode fazer um relaxamento guiado à criança, pedindo-lhe para relaxar primeiro as pernas, uma de cada vez, depois os braços, um de cada vez, o tronco, e ir subindo até ao rosto.

 

3. Costas com costas

Coloque duas crianças sentadas, ou um adulto e uma criança, costas com costas. O objetivo é sincronizar a respiração dos dois intervenientes, portanto, devem inspirar ao mesmo tempo e sentir o corpo a ganhar tamanho, depois expirar e sentir o corpo a perder volume. Realize vários movimentos respiratórios em conjunto, até chegar a um ponto que naturalmente as duas respirações se sincronizam sem grande esforço.

 

Testemunhos

“Acho que a Meditação na escola é boa, porque nos põe mais calmos e menos excitados. Também nos sentimos mais satisfeitos e faz bem, porque descansamos o nosso corpo e ficamos melhores.”

Henrique, 8 anos

“A Meditação é um momento único no nosso dia a dia, pois é um momento para descontrair e não pensar em nada. Algumas pessoas pensam que a Meditação é uma seca, mas não é porque nos leva a descontrair e a ficarmos mais calmos!”

Marina, 12 anos

O pequeno Buda - Meditação para crianças

Breyner, Tomás de Mello (2016) O Pequeno Buda. Arena

Mais artigos sobre o tema Familia/Filhos no nosso site.

Anterior 1 de Junho: dia da Criança - afinal o que é 'Educar pela positiva'?
Seguinte MyZen TV: Junho é o mês do Yoga!