O poder da energia da água – Natureza viva dentro de casa


Landscape design of home garden close-up. Beautiful landscaping with small pond and waterfall. Landscaped place with rocks at country house. Stone landscaping in luxury backyard or yard in summer.

A água, tal como a conhecemos na Natureza, é um dos exemplos de fluidez. Tudo nesta vida deveria ser encarado como um fluxo.

Na filosofia oriental, a água é um dos elementos ou arquétipos que representam as transformações energéticas. Associamos à água o poder da fluidez, da flexibilidade, da tolerância, da tranquilidade e da força interior. A água representa uma força que nem sempre se vê, mas que pode ser bastante poderosa.

Propriedades terapêuticas

No Feng Shui, a água está associada à orientação ou sector Norte, onde a tranquilidade, a paz e a calma imperam. Esta é uma zona da casa com propriedades terapêuticas, devido às características da sua energia da água.

  • É uma zona boa para descansar, recuperar forças, estar tranquilo e em paz. Sendo uma zona com características calmas, devemos ter cuidado para que não se torne um espaço pesado e estagnado. Para isso, tente ter o máximo de luz natural (apesar de ser orientado a Norte), utilize uma decoração leve, tenha poucos móveis e escolha cores claras. Aqui, as peças de vidro e as plantas vivas são muito bem utilizadas e deve evitar excesso de tecidos pesados e escuros, tal como peças de barro ou em terra cota.
  • Se neste sector Norte tivermos um quarto será muito bom para quem precisa de dormir profundamente e descansar. Normalmente, é mais apropriado para adultos, seniores, para pessoas que estejam em processo de convalescença ou regeneração física e/ou energética.
  •  Se no sector Norte tiver uma cozinha, decore-a com plantas vivas, nem que seja apenas uma perto da janela. Se tivermos uma sala será, sem dúvida, muito tranquila e pouco convidativa a grandes festas. Cuidado para não se tornar um espaço estagnado. Tenha uma iluminação eficiente, utilize plantas vivas, um aparelho de música e espanta-espíritos, ou uma bola de cristal multifacetado pendurada na janela.
  •  É uma zona muito boa para escritório (representa a casa da carreira) ou para um consultório de terapias, que trabalha a cura pela via da medicina ou pela via das terapias alternativas. É ainda uma excelente zona para um ginásio, sala de dança, de música ou ateliê de artes. Todas estas atividades estão diretamente associadas às características da água: fluidez, flexibilidade e criatividade.
  • Há nas nossas casas uma divisão que, independentemente da orientação, está diretamente ligada à energia da água. Estou a falar da casa de banho. Este é o espaço onde fazemos a higiene do corpo físico e onde tratamos da regeneração energética. O seu estado de higiene deve ser rigoroso. Ao contrário de algumas que são vistas como “casas de despejo”, devemos tratar e viver a nossa casa de banho como se tratasse de um spa. Esta deve ser o mais simples e ampla possível. Deve ter uma luminosidade adequada, mais para o forte do que para o sombrio. Queremos aqui uma energia ativa e dinâmica que nos transmita muita confiança.
  • Se no seu espaço tiver dispositivos de água, prefira uma fonte ou aquário com água em movimento, em vez de uma simples taça com água. A água é uma energia tão forte que devemos mantê-la sempre nas melhores condições. É preferível não ter, a ter algo com água estagnada e podre. Os aquários são bonitos, inspiradores, autênticos e calmantes, mas para isso devem estar sempre impecáveis. E as melhores zonas para os ter são nos sectores Este e Sudeste da casa.
  • Também no exterior podemos ter fontes, piscinas ou tanques de água. Devemos ter atenção, para que funcionem na perfeição e de preferência deverão estar a Este ou Sudeste, relativamente à casa. Todos sabemos que a mesma gota de água não repete a mesma trajetória, que o mesmo percurso de água nunca repete a sua fluidez. Tudo na vida está em permanente evolução e a água ajuda-nos a compreender este fenómeno.

 

Sensações de paz e tranquilidade

Em várias culturas, a água está associada à lavagem, à cura, à regeneração e ao poder interno. A sua pureza, limpidez e transparência favorecem as sensações de paz e tranquilidade. Nos nossos ambientes, mesmo em interiores, a água é sempre bem-vinda. É uma forma de trazer para dentro de casa um pouco da energia natural, um pouco de Natureza viva. Do ponto de vista físico, a água parece ser leve, transparente, clara; e do ponto de vista energético, a água tem o seu poder aparentemente suave e frágil por fora, mas muito forte e poderosa por dentro.

 

Alexandre Saldanha da Gama
Consultor de Feng Shui Integrativo
+351 93 846 93 06
www.alexandregama.com

ag@alexandregama.com

Mais artigos sobre Feng Shui no nosso site.

Anterior A importância da água - Elemento vital para o ser humano
Seguinte 3 associações celebram “Aliança Coaching Profissional”