O poder da gratidão


Optimistic young woman in stylish hat and glasses smiling for camera and leaning on bicycle with flowers, while resting in park on sunny day in summertime

A gratidão é a terapia mais poderosa, curativa, gratuita e sempre disponível para todo o nosso ser. Começar o dia com uma oração de gratidão é um bálsamo para o nosso coração e o motor que desencadeia experiências positivas ao longo do dia.

Em geral, todas as pessoas bem formadas e educadas têm o hábito de agradecer quando alguém lhes presta algum serviço, mas cultivar a arte da gratidão é muito mais profundo. Podemos começar por dirigir a nossa gratidão ao nosso corpo maravilhoso, que é o veículo que nos permite viver. Sobretudo, nós, mulheres, somos muito exigentes em relação ao corpo, criticando constantemente ou estando insatisfeitas com qualquer indício de celulite, rugas, borbulhas, sujeitando-nos até a intervenções cirúrgicas, tantas vezes desnecessárias, para atingir o “corpo ideal”.

Esquecemo-nos do mais importante: agradecer ao corpo pelo trabalho incessante para manter todas as nossas funções vitais e todo o funcionamento perfeito a cada segundo. Quantas e quantas vezes só “damos conta” do corpo quando algo nos dói ou incomoda, e tomamos tudo por garantido sem apreciação por este templo perfeito. Respiramos “distraidamente” e só nos apercebemos quando nos falta o ar!

Além de não valorizarmos o corpo devidamente, ainda o destruímos frequentemente com tabaco, drogas, má alimentação e estilo de vida desadequado. Quando adoecemos, nem sequer paramos para pensar!

Agradecer para fortalecer

Ainda em relação ao agradecimento ao corpo, temos os nossos cinco sentidos físicos fantásticos, que nos permitem sentir o mundo em toda a sua plenitude. E que maravilhoso é ver um pôr-do-sol, cheirar as flores, ouvir o chilrear dos passarinhos ou as ondas a baterem nas rochas… Agradecer ao corpo que se regenera diariamente, apesar das nossas atitudes. Sabia que a cada sete anos temos uma regeneração completa e começamos um novo ciclo? Qualquer pequena mudança positiva no nosso estilo de vida vai ajudar ainda mais nessa regeneração.

No processo da gratidão existem substâncias químicas curadoras que são libertadas na corrente sanguínea, tal como em situações de stress em que são libertadas hormonas, como adrenalina e cortisol que nos permitem lutar ou fugir. Num estado de gratidão libertam-se endorfinas e somos invadidos por uma sensação de paz.

Foque-se no que deseja

A gratidão cria laços profundos e permite que o lado mais positivo de cada um se manifeste e confie. A gratidão é um gerador de bondade, felicidade e estimula as boas ações entre todos.

Agradecer todas as oportunidades de trabalho, a abundância a todos os níveis (não apenas na forma de dinheiro), agradecer até as contas para pagar, pois assim manifestamos a alegria pelos serviços de que usufruímos. Mesmo que exista escassez, criamos uma energia positiva que permite que o que necessitamos venha ter connosco. A energia segue o nosso foco, a nossa atenção. Por isso, quando as pessoas se focam na escassez, é assim que permanecem. É preciso focarmo-nos na abundância, visualizar e sentir o que desejamos.

A assinatura emocional da gratidão significa que o nosso desejo foi realizado. Desta forma, projetamos o futuro no presente e a frequência que emitimos a nível elétrico e magnético traz o “objeto” da nossa gratidão. Para tal, mente e coração têm de estar em total harmonia e sintonia de agradecimento. Pensar numa coisa e sentir outra, é incoerência e o universo vai dar o que sentimos, porque a emoção é mais poderosa do que o pensamento em termos de vibração.

  • Agradecer aos outros, não apenas pelo que nos oferecem ou fazem, mas pelo que representam para nós, dizer-lhes o quão importantes são na nossa vida, tornando-a mais alegre e feliz;
  • Agradecer à nossa família, aos amigos, aos colegas de trabalho, pois com todos podemos aprender a ser melhores pessoas e a desenvolver o nosso carácter, bondade e empatia;
  • Agradecer até a quem nos fez mal, pois também isso constituiu uma lição, uma resolução, uma aprendizagem em relação ao que queremos e ao que não queremos na vida, entre outras coisas.

Saber ser grato

O Universo é como o “génio da lâmpada”: não julga os nossos desejos, apenas dá segundo a nossa vibração. Por isso, agradecer é fundamental para nos colocar no campo das possibilidades infinitas com a realização dos nossos sonhos ao nosso alcance.

Por fim, agradecer à Divindade pelo Seu Amor infinito e por termos a bênção de experienciar Ser a Melhor Versão de nós mesmos na vida terrena, ou seja, a versão divina que vive em cada ser humano, aguardando o momento de se libertar e expressar.

Agradeço pela bênção da existência da revista Zen Energy, que leva tanto conhecimento e sabedoria a todos, e por fazer parte desta equipa. Agradeço à sua mentora em especial e a cada um dos leitores, pois também fazem parte desta equipa. Agradeço a todos os que escrevem, redigem, editam, publicam, distribuem. Obrigada a todos por fazerem parte deste percurso.

Obrigada à Vida. Que 2021 seja um ano de amor, paz, saúde e gratidão para todos os seres humanos neste planeta maravilhoso, ao qual chamamos Mãe Terra. Namastê.

 

Isabel Costa | Facebook | Instagram

Contactos: ic.consultoradafelicidade@gmail.com | 915 244 747
Anterior Como flui a energia da sua casa?
Seguinte O casal e as rotinas - Quebrar, mas também aceitar…