Óleos essenciais: Mulheres aromaticamente empoderadas


lavender flower,oil,salt, spa beauty concept. wood old background.

Uma mulher aromaticamente empoderada é uma mulher com soluções naturais para apoiar a sua saúde e bem-estar. Sabia que os óleos essenciais são uma ferramenta incrível de apoio em cada fase do seu ciclo menstrual?

 

Existem óleos essenciais que podem ser a resposta para um ciclo menstrual equilibrado e tranquilo, apoiando-a tanto a nível emocional como a nível físico e mental. Além disso, serão um apoio em situações de crise, dor e desconforto. Mas não funcionam se negligenciarmos as escolhas de um estilo de vida saudável.

É importante encontrar os rituais de autocuidado e um estilo de vida que funcionem melhor consigo, combinando-os com o uso dos óleos essenciais. Somos únicas e, por isso, não há uma solução que funcione igualmente para todas. Além de um estilo de vida saudável, é extremamente importante ter em conta as escolhas diárias que faz sobre produtos de beleza, cosmética e limpeza! É fulcral que, no dia-a-dia, reduza ao mínimo de químicos tóxicos para a saúde.

 

Sabia que…

Óleos essenciais são compostos aromáticos naturais extraídos das plantas? Uma verdadeira dádiva da Terra! Para que o óleo essencial tenha um efeito terapêutico, é importante que seja 100% puro. Três formas de utilização dos óleos essenciais: aromaticamente (inalar) – colocar umas gotas no difusor ou na palma das mãos, e inalar profundamente ou usar um difusor passivo (colar ou pulseira) –; topicamente (colocar na pele) – diluir em óleo vegetal e aplicar na zona –; e internamente (ingerir). A última deve ser devidamente acompanhada por profissionais, para que seja feita de forma segura e terapêutica.

Cada gota de óleo essencial está repleta de informação e compostos químicos saudáveis para o nosso organismo. Uma gota de óleo essencial pode equivaler entre 30 a 50 chávenas de chá da própria planta! Por isso, na aromaterapia, a regra a manter em mente é “menos é mais”. É preferível usar várias vezes ao dia, em pequenas quantidades.
Relembro que os óleos essenciais, apesar de terem propriedades específicas e centenas de constituintes potentes, não são hormonas! Óleos essenciais não podem tornar-se, produzir ou substituir hormonas. A natureza não funciona assim. Contudo, apoiam o organismo na sua cura e bom funcionamento, afetando-o de formas (quase) inexplicáveis.

 

6 características a ter em atenção:

  1.  A certificação 100% pureza é importante;
  2. O frasco deve ser âmbar para proteger da luz;
  3. Identificação com o nome botânico da planta (em latim);
  4. Identificação das formas de utilização permitidas pela marca;
  5. Verifique a origem da planta, as condições de cultivo e colheita, a produção e preservação dos óleos essenciais da marca;
  6. Se usar o óleo essencial e não tiver resultados ou tiver efeitos adversos como irritação cutânea ou outros, provavelmente é um óleo essencial de má qualidade.

 

Top 7 dos óleos essenciais para apoiar as mulheres:

  1. Funcho (Foeniculum vulgare): ajuda no alívio da sensação de inchaço. Para esse efeito, coloque 1-2 gotas diluídas em óleo vegetal no baixo-ventre.
  2. Sálvia (Salvia Sclarea): acalma e relaxa corpo e mente. Alivia tensão muscular e cólicas menstruais. Diminui os níveis de cortisol de forma natural. Aromaticamente: 2-3 gotas no difusor. Topicamente: 1-2 gotas diluídas em óleo vegetal no abdómen durante a menstruação. 1-2 gotas diluídas em óleo vegetal na planta dos pés e nos pulsos.
  3. Lavanda (Lavandula angustifolia): acalma a mente e o corpo, promovendo uma noite de sono tranquila. Acalma sentimentos de ansiedade, stress e tensão, enquanto apoia no reequilíbrio das emoções. Aromaticamente: 2-3 gotas no difusor. Topicamente: 1-2 gotas devidamente diluídas nas têmporas e atrás do pescoço.
  4. Laranja Selvagem (Citrus sinencis): alivia sentimentos de stress e ansiedade, e revitaliza a energia. Estimula o bom humor. Ideal para usar em momentos de mudanças de humor repentinas. 2-3 gotas no difusor para um ambiente tranquilo.
  5. Ylang Ylang (Cananga odorata): de aroma calmante e revitalizante. Tradicionalmente usado como afrodisíaco. Tem propriedades anti-inflamatórias, apoiando em dores menstruais e desconfortos de um ciclo menstrual desagradável. Apoia no equilíbrio hormonal, incluindo o aumento da líbido. 1-2 gotas devidamente diluídas nos pulsos, atrás das orelhas e abdómen.
  6. Touch Whisper™ dōTERRA: mistura de óleos essenciais ideal para usar diariamente como perfume e apoio durante todo o ciclo menstrual, tanto a nível emocional como hormonal. Combina com a sua química individual para criar uma fragrância pessoal. Coloque diariamente nos pontos de perfume e na planta dos pés.
  7. ClaryCalm™ dōTERRA: mistura de óleos essenciais de alívio. Proporciona um efeito calmante e relaxante, e equilibra o estado de espírito. Ideal para equilibrar as emoções e apoiar em desconfortos associados à fase menstrual. Coloque nos pulsos, abdómen e planta dos pés.

 

Óleos essenciais e as quatro fases do Ciclo Menstrual

Óleos essenciais e as quatro fases do Ciclo Menstrual:

 I – Menstruação. Durante os primeiros três dias, existe uma necessidade de recolher, abrandar, libertar. Pode haver sintomas como dores menstruais, dor de cabeça, cansaço. Óleos essenciais: Hortelã-pimenta (Mentha piperita) para o alívio da dor de cabeça, Sálvia, Lavanda, Gerânio (Palargonium graveolens) e Funcho.

 

II – Fase Folicular. Podemos sentir um pico de energia. Óleos essenciais: Rosa (Rosa damascena), óleos essenciais cítricos (Limão, Bergamota, etc.).

 

III – Ovulação. Nesta fase, a mulher sente-se melhor consigo mesma, atrativa e ativa! Há mudanças fisiológicas que levam, muitas vezes, a uma maior vontade de contacto sexual. Óleos essenciais florais como Jasmim, Rosa, Ylang Ylang são popularmente usados.

 

IV – Fase Lútea. Nesta fase, o corpo está a preparar-se para acolher o (possível) embrião. Pode haver tensão mamária, alterações intestinais, desejos alimentares e mudança humor repentina. Óleos essenciais: Lavanda, Sálvia, Gengibre (Zingiber officinale).

 

 Difusor: Apoio Hormonal

2 gotas de Sálvia

1 gota de Gerânio

1 gota de Ylang Ylang

 

Roll-on: Apoio Hormonal

9 gotas de Sálvia

7 gotas de Lavanda

5 gotas de Gerânio

4 gotas de Ylang Ylang

 

Adicione os óleos essenciais em 10ml de óleo vegetal num frasco de roll-on. Use no abdómen, na zona dos ovários, pulsos, atrás das orelhas, tornozelos e zona do coração, duas vezes por dia.

 

Mónica Soares | Instagram

Enfermeira e Terapeuta de Acupuntura e Massagens, Porto

Formadora de Aromaterapia para todos 

 

Artigo originalmente publicado na revista Reiki & Yoga Prático, nº48.
Anterior Corpo de verão? Conheça estas sugestões refrescantes
Seguinte Harmonize os espaços da sua casa - «O nosso espaço como um espelho da nossa vida»