Os cristais na sua vida – 5 sugestões para os utilizar


Spa therapy with crystal and sea salt background.

Os cristais são seres absolutamente fascinantes. Há anos que fazem parte da minha vida e a verdade é que, quanto mais os conheço, mais quero aprofundar o meu conhecimento e partilhar as incríveis propriedades destas ferramentas energéticas.

 

Muitas das pessoas que chegam até mim, seja através da loja online, do Instagram ou dos workshops querem, acima de tudo, duas coisas: adquirir cristais de elevada qualidade e aprender a utilizá-los, porque a verdade é que, na maior parte dos casos, as pessoas compram cristais e acabam por encostá-los a um canto, pois não sabem o que fazer com eles. Também eu fui fascinada por cristais. Ia comprando, mas não sabia exatamente o que fazer com eles ou como utilizá-los, e o que acabava por acontecer era fechá-los dentro de uma caixa de madeira ou espalhá-los por casa sem grande objetivo. Assim sendo, decidi partilhar cinco formas fáceis de utilizar cristais que uso e recomendo. Vamos a isso?

 

1. No carro

 Há alguns anos que tenho uma Turmalina Negra e uma Selenite no carro, como forma de me proteger energeticamente enquanto conduzo. Esta proteção não tem de ser necessariamente de algo obscuro. Se conduz, sabe que as pessoas têm cada vez menos paciência no trânsito, fruto de vidas corridas e stressantes, de demasiadas coisas para fazer e pouco tempo para as concretizar. Assim, uma manhã no trânsito pode significar buzinadelas constantes ou palavras ofensivas, e toda esta energia vai diretamente para si. Ter uma Turmalina Negra no carro é uma excelente forma de bloquear energias mais densas que possam vir destes momentos mais tensos. A Selenite irá ajudar a limpar energeticamente a Turmalina e, ao mesmo tempo, traz uma energia serena e de maior foco.

 

2. Bijuteria (colares, pulseiras, brincos)

Provavelmente, esta é uma das formas mais fáceis e mais usadas pelos amantes de cristais. Trazê-los connosco, bem juntinhos à pele, para harmonizarem, protegerem e potenciarem a nossa energia. São muitos os benefícios de trazer cristais junto à pele, tal como: mais foco, mais clareza de pensamento e até potenciar o seu sistema imunológico. É o caso do âmbar, composto por uma substância chamada ácido succínico, que, em contacto com o calor da pele, é capaz de ajudar no processo terapêutico.

 

3. No bolso e na carteira

 Tenho sempre na carteira um Olho de Tigre que, para além de ser um amuleto de proteção usado desde o tempo dos egípcios, é também um excelente cristal para potenciar e fazer circular a energia. Ora, dinheiro é energia e eu acredito que é preciso fazê-lo mover para que retorne de forma ainda mais abundante. Por isso, gosto muito de ter Olho de Tigre junto do meu dinheiro ou cartões. Para os amantes da pirite, também é uma excelente escolha.

Quanto ao que coloco nos bolsos, vou variando consoante me sinto no próprio dia. Posso dizer que na semana em que estou a menstruar, uso sempre uma malaquite, pois ajuda-me muito a aliviar as dores abdominais. Muitas vezes, até a coloco por cima da barriga. Quando dou um workshop, levo uma ágata azul rendada para potenciar o meu chakra da garganta e permitir que tenha uma comunicação mais clara.

 

4. Na mesa-de-cabeceira ou na almofada

 Tenho uma opinião muito fincada sobre cristais no quarto. Para mim, menos é mais e este é o local da casa que deve estar o mais isento possível de energia. Por norma, digo que ou temos um ou não temos nenhum. No entanto, existem cristais que podem trazer uma energia suave e reparadora às nossas noites.

O quartzo rosa é uma boa escolha, pois tem uma energia suave que potencia a energia amorosa. Outro cristal bastante interessante para se ter no quarto é a lepidolite, um cristal indicado para noites de sono descansado, que pode ser colocado também debaixo da almofada. Muitas pessoas falam da ametista, mas este cristal pode ter dois lados: ajudar a dormir melhor ou a despertar ainda mais a mente em pessoas com um sono muito sensível, pelo que tenho algumas reservas com a ametista no quarto. Aconselho a experimentar durante algumas noites e ver como se adapta.

 

5. Em Meditação

A Meditação faz parte da minha vida há muitos anos. Sinto que o meu dia não rende da mesma forma, se acordar e não tirar este momento para silenciar a mente e prepará-la para o dia. Gosto muito de fazer meditações com visualização, porque acredito no poder que a visualização pode ter na nossa vida e na conquista dos nossos objetivos. Medito sozinha muitas vezes, mas existem momentos em que gosto de ser guiada. Para meditar tenho alguns favoritos: ametista, muito ligada ao chakra da Coroa e à Terceira Visão, ajuda no foco e nas meditações em que queremos utilizar a manifestação de intenções.

Quando faço algo do género, gosto de a colocar no chakra da Terceira Visão para me ajudar a visualizar os meus objetivos de forma mais clara. Outro cristal muito poderoso para meditar é a Atlântisite, um cristal altamente espiritual que nos ajuda a conectar com a nossa ancestralidade. É uma excelente ferramenta para quem faz leituras de aura e de vidas passadas. Este é um dos cristais que mais desperta o fascínio para quem gosta de ir mais a fundo nos mistérios e na sabedoria da alma.

 

Vânia Duarte
Cristaloterapeuta

Suryacristais.pt | Instagram

Mais sobre cristais no nosso site.

Anterior Viver no presente com Ayurveda - Gerir emoções e melhorar relacionamentos
Seguinte “Dá a Mão à Floresta” com novo website e nova revista