3 associações celebram “Aliança Coaching Profissional”


APG, EMCC PORTUGAL E ICF PORTUGAL CELEBRAM A PARCERIA “ALIANÇA COACHING PROFISSIONAL”

O Coaching profissional, rigoroso e ético assume-se hoje, a nível global, como um poderoso processo de desenvolvimento pessoal, profissional, organizacional e social, especialmente virtuoso no desafiador mundo em que vivemos.
Tendo em vista contribuir para a divulgação e afirmação crescente do Coaching Profissional na sociedade portuguesa, as três reputadas Associações:
• Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG)
• European Mentoring & Coaching Council (EMCC Portugal)
• International Coaching Federation (ICF Portugal)
celebraram, no dia 26 de fevereiro de 2021, a parceria “Aliança Coaching Profissional”.

A Aliança Coaching Profissional não é uma entidade jurídica, nem se propõe vir a ser, pelo que são as Associações que a integram, que coletivamente a representam.
De destacar que as três Associações que celebram esta parceria subscrevem Códigos de Ética internacionais, nomeadamente o Global Code of Ethics pela APG e EMCC GLOBAL (www.globalcodeofethics.org) e o ICF Code of Ethics (https://coachingfederation.org/code-of-ethics) pela ICF Portugal, tendo também a EMCC GLOBAL e a ICF subscrito o The Professional Charter for Coaching and Mentoring, assumindo assim os seus membros o compromisso de uma prática de Coaching Profissional ética e de excelência.

A Aliança Coaching Profissional cumprirá a sua missão através de atividades e iniciativas diversas, que se pretendem apelativas, profícuas e com valor acrescentado para a sociedade portuguesa.

Signatárias da Parceria:

APG Coaching Profissional
A APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas é uma associação profissional de direito privado, de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. É uma associação de âmbito nacional que congrega pessoas e organizações que se dedicam à gestão do capital humano ou exercem funções especializadas nesta área. O GPC – Grupo Português de coaching, como grupo focado numa área tão relevante ao desenvolvimento do capital humano, é parte integrante da APG e tem como missão prestigiar o coaching em Portugal, promover o desenvolvimento dos seus membros como profissionais de coaching e proceder ou colaborar no reconhecimento da profissão de coaches, nos termos legais.

 

A EMCC PORTUGAL faz parte integrante do European Mentoring & Coaching Council (EMCC Global), como sua única e legítima representante em Portugal. Tem como missão o desenvolvimento, promoção e definição das melhores práticas em mentoring, coaching e supervisão, para benefício da sociedade. É inclusiva, e rege-se pelos princípios da diversidade e responsabilidade social. Como parte integrante da EMCC Global, apoia o desenvolvimento profissional dos seus membros portugueses através do intercâmbio de experiências e melhores práticas a nível internacional. Podem fazer parte da EMCC Portugal pessoas e empresas que com interesse nas temáticas do mentoring, coaching e supervisão, que se revejam e aceitem cumprir o estabelecido no Código Global de Ética.

A ICF Portugal é a estrutura local da ICF – International Coaching Federation – que conta com uma comunidade crescente de coaches profissionais, dotados de um corpo de competências chave, comprometidos com os princípios de atuação ética e com a contribuição ativa para a concretização da visão (o coaching é parte integrante de uma sociedade próspera e cada membro da ICF representa a mais alta qualidade do coaching profissional), da missão (a ICF existe para liderar o avanço global da profissão de coaching), dos valores e dos objetivos estratégicos da ICF.

 

Anterior O poder da energia da água - Natureza viva dentro de casa
Seguinte Feng Shui: Plantas que oferecem bem-estar