Planeta mais ecológico – Associação Zero defende mudança de paradigma


Happy Earth Day! Eco social poster, banner or card. Watercolor bio painting.

Dia da Terra, que se celebra a 22 de abril  desde 1970, procura chamar a atenção para a necessidade da Humanidade viver em harmonia com o Planeta, visto que dele provêm todos os recursos que sustentam as sociedades e a economia.

 

Este ano, o mote do Dia da Terra foi a necessidade de reduzir a utilização de plástico. A este nível têm já sido dados alguns passos importantes. Contudo, o foco continua a ser o das soluções de fim de linha, na melhor das hipóteses a reciclagem, quando o que é necessário, do ponto de vista da Zero e corroborado pela evolução de inúmeros indicadores ambientais, é repensar o modelo de produção e consumo. Neste Dia da Terra, a Zero apresentou algumas ações que cada um de nós pode desenvolver para reduzir a sua pegada ecológica:

 

  1. Aalimentação: a balança alimentar portuguesa diz-nos que comemos 200% a mais de proteína animal do que deveríamos (deveria ser 5% da balança e representa 15%) e apenas cerca de metade da fruta, dois terços dos vegetais e menos de um quarto das leguminosas, isto quando comparamos com a roda dos alimentos. Faça menos refeições com carne, introduza as leguminosas em sua substituição e reforce os legumes e frutas comprados frescos, locais e não processados.

 

  1. Consumo em geral: refletir sobre: é mesmo necessário comprar ou pode ignorar, pedir emprestado, alugar ou comprar em segunda mão? Que recursos foram usados, onde foi feito e por quem (e em que condições sociais), é durável, reutilizável, reparável, atualizável? E pode ser realmente reciclado no final da sua vida? Colocar estas questões (ou pelo menos algumas delas) poderá permitir-lhe evitar muitas despesas desnecessárias e poupar toneladas de recursos ambientais.

 

  1. Amobilidade: a utilização do transporte individual é uma das ações mais impactantes do quotidiano. Faça a experiência de usar os transportes públicos, desafie um colega ou amigo para lhe fazer companhia; combine modos suaves (bicicleta, skate ou mesmo andar a pé) com os transportes públicos e desfrute da liberdade, da descontração e do tempo que daí resultará.

 

Participação cívica

Exija melhores políticas públicas e que as empresas forneçam produtos e serviços que respeitem o equilíbrio ambiental, os direitos humanos e promovam a nossa saúde. Faça ouvir a sua voz e peça para que haja mais produtos com rótulos ecológicos nas lojas e supermercados, para que os produtos biológicos estejam mais acessíveis, para que existam menos produtos descartáveis e mais opções de reutilização, reparação e atualização. Exija infraestruturas que lhe permitam usar modos suaves nas suas deslocações, melhor adequação dos transportes públicos às necessidades quotidianas e penalização das más soluções e incentivos para as sustentáveis. Se os políticos e os empresários sentirem que os cidadãos querem um modelo de produção e consumo sustentável, mais facilmente promoverão a mudança.

 

 

Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável

http://zero.ong/

zero@zero.ong

 

Fonte: http://zero.ong/no-dia-da-terra-zero-defende-mudanca-de-paradigma-e-apresenta-caminhos-para-la-chegar/

 

Anterior 50% dos portugueses sofre de excesso de peso
Seguinte Cuidar da Terra é cuidar de nós!