Sugestões de leitura – Dia Mundial de Combate ao Bullying


poster of National Bullying Prevention Month. hate and cyberbullying. online pressure. sexual remarks, or pejorative labels. profanity and sexual harassment. hatred. stop bullying

Hoje dia 20 de outubro assinala-se mais uma vez o Dia Mundial de Combate ao Bullying.
Fábula, a Booksmile e a Lilliput sugerem cinco leituras que nos interpelam sobre esta temática. Podem ser lidas autonomamente pelas crianças e jovens, mas também em família, na escola e na comunidade, como base para suscitar o diálogo acerca de uma matéria difícil de abordar com sensibilidade e justiça.

Em comum, todas estas histórias apresentam personagens que procuram o seu lugar no mundo e reivindicam o direito a serem aceites tal como são.

leão Leonardo não se identifica com os comportamentos agressivos habitualmente esperados da sua espécie, preferindo dedicar-se à poesia e fazer amizade com uma pata. Um menino sofre com as dificuldades causadas pela sua gaguez e luta com as palavras, até que o pai lhe mostra como os sobressaltos do seu discurso são tão belos como o fluxo das águas do rio. Leo é um menino com síndrome de Asperger que encontra num polvo fêmea alguém capaz de o compreender. Há um Pato que não gosta de água, mas isso não o impede de travar amizade com o Sapo, que adora chapinhar.

Por fim, e para leitores mais crescidos, um extraordinário romance de Jason Reynolds, embaixador norte-americano para a literatura juvenil, que cruza dez histórias sobre jovens no seu caminho para casa, sendo o bullying um dos temas tratados.

 

Como Ser um Leão (Ed. Fábula)

de Ed Vere

O Leonardo é um pequeno leão amistoso e tranquilo, a quem todos dizem que deve ser feroz. Uma história sobre preconceito, tolerância e bondade.

 

Eu Falo Como um Rio  (Ed. Fábula)


de Jordan Scott e Sydney Smith

História comovente que aborda a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, mas que termina com um final de superação. Um livro intimista e poético, para quem se sente diferente, solitário ou incapaz de se integrar.

 

Leo e o Polvo  (Ed. Lilliput)

GreenLight status awarded. Checklist Jackets (Final) ran on Friday 30 October 2020 at 12:37

de Isabelle Marinov

Um menino com Síndrome de Asperger constrói uma ligação especial com uma das criaturas mais incríveis do planeta. Uma história delicada que trabalha o desenvolvimento emocional, o conhecimento e a interação adulto-criança.

 

O Pato Que Não Gostava de Água  (Ed. Booksmile)


de Steve Small

Uma história encantadora, belissimamente ilustrada e com um toque de humor, que nos ensina uma importante lição: muitas vezes, as nossas diferenças transformam-se em laços que nos unem para sempre!

 

Olha Para os Dois Lados (Ed. Fábula)

de Jason Reynolds

Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho.

Anterior A chegada da menopausa
Seguinte Vamos falar sobre bullying?