Terapia de casal: Reiki nos relacionamentos


Couple meditating on the beach.

Nada do que ocorre num relacionamento é fruto do acaso. Nem o início, nem as dificuldades, ajustes, diferenças ou desafios. É através de um relacionamento que se manifesta o que cada Um é no seu íntimo, que tipo de padrões, necessidades, bloqueios e aprendizagem no dar e receber.

 

Quando se vive uma relação, as zangas e as dores não resolvidas do passado são plasmadas no presente com o Outro. Em regra, essas dores não aparecem até que se tenha uma relação de casal, onde são ativadas essas feridas antigas e se supõe que o Outro é que as causa.

Em muitos casos de separação, o problema não se encontra na relação Um com o Outro, mas em assuntos não resolvidos de um deles ou dos dois com o seu próprio passado, o que impossibilita o relacionamento. Ter consciência de tudo isto e encarar a relação como uma evolução enquanto indivíduos torna o caminho mais fácil e contribui para um olhar com outra perspetiva, aprendendo-se com as necessidades e diferenças existentes.

 

Um Relacionamento é uma entidade independente e com a sua própria energia, que nasce da combinação alquímica entre duas pessoas, crescendo e desenvolvendo-se com a energia que de cada Um coloca na relação.

O relacionamento é o caminho para o encontro transformador com o próprio, pois ninguém salva ninguém e, por vezes, há a crença de que com o Outro os problemas ficam resolvidos. As angústias, aborrecimentos, traumas, medos e falta de sentido serão curados. E assim se cria uma relação de amor saudável. Cada membro do casal anima e estimula o Outro a alcançar as suas metas pessoais e, ao mesmo tempo, compartilham sonhos e objetivos de vida.

 

Reiki para o casal

Quando o casal se encontra com dificuldades tende a atribuir a culpa ao(à) parceira(o), em fazer juízos de valor e a querer mudar o Outro, não querendo assumir que a sua Energia poderá estar errada. À medida que se começam e continuam os tratamentos de Reiki, cada Um vai tomando consciência dos seus traumas internos, apaziguando a sua Energia, refletindo e admitindo os próprios erros.

 

Os tratamentos de Reiki permitem que cada Um esteja conectado com o que se passa consigo mesmo, deixando de acusar o Outro.

 

Utilizar os conflitos para ver o que sente, deixando de ser a vítima e rever outras possibilidades, encontrar saídas criativas e confortáveis para ambos, de forma a que a Energia da relação seja de Amor, e não de Medo. Os tratamentos de Reiki em terapia de casal ajudam duas pessoas a abrirem-se e a integrarem as diferenças como sendo normais, aceitando o Outro tal como ele é. Os tratamentos de Reiki permitem uma relação saudável, de entendimento, concessão, ajuda mútua, esclarecimento, pois o que separa muitos casais não é a falta de amor, mas sim de comunicação. Muitas vezes, desistimos da relação que temos e começamos outra, e o padrão é o mesmo. Temos os mesmos conflitos e desarmonia.

 

Como pode ajudar?

Toda a Energia que vibra no relacionamento é a que se tem nesse momento e, se a mesma não estiver equilibrada, não conseguimos estar felizes. Podem até aparecer sintomas mentais, emocionais e físicos, por vezes dolorosos. E isto é o corpo físico a chamar a atenção.

Para se fazer uma Terapia de Casal, ambos os elementos do casal têm de estar de acordo. Ambos têm de querer estar juntos e reconstruir a relação, dando a cada Um e ao relacionamento uma nova oportunidade. Estar bem consigo próprio é importante e fundamental para manter a saúde da relação. Assim, o ideal é fazer-se uma sessão individual com cada elemento antes da sessão a dois.

Nos tratamentos de Reiki individuais vem à superfície toda a Energia, por vezes muito antiga, relacionamentos do passado, traumas de infância, medos, crenças limitantes de que existe uma relação de amor perfeita, a procura de um relacionamento sem conflitos, o que é uma ilusão talvez criada na criança interna por estar ainda traumatizada com a relação dos seus pais, por exemplo. Deste modo, necessita de viver uma relação perfeita. É doloroso deixar de lado o par ideal, a paixão permanente, pois a realidade impõe-se e, perante a mesma, a ilusão dissipa-se. Da mesma forma é também doloroso deixar de lado o Eu idealizado e aceitar o Eu Verdadeiro, e amar-se, aceitar-se, perdoar-se e agradecer-se.

Através dos tratamentos individuais de Reiki percebemos como está a Energia em todas as áreas da sua vida e alinham-se os chacras (pontos energéticos de onde entra e sai a Energia) cuidamos da saúde mental, emocional, física e espiritual. Uma vez alinhada a sua Energia e a do seu par (com os tratamentos de Reiki individuais), iniciam-se as sessões de Terapia de Casal, estando primeiro os dois sentados lado a lado e nas seguintes frente a frente, de costas, vendados, dando-me informação do que será necessário trabalhar nessa sessão.

Tratamento após tratamento, todas as questões vêm ao de cima, dando lugar à harmonia, amor, paz, alegria, perdão e agradecimento.

Na minha opinião, estar numa relação é:

  • Abandonar a ideia de que só há um ponto de vista
  • Desenvolver a capacidade de amar e ser amado
  • Perder a expetativa da perfeição
  • Conectar com as verdadeiras necessidades
  • Privilegiar, cuidar e respeitar as mensagens do corpo
  • Permitir viver momentos sozinho em atividades prazerosas
  • Dar tempo de qualidade à relação e não o tempo que sobra
  • Saber que as dificuldades e diferenças fazem parte integrante do Caminho do Amor
  • Aceitar que não há relação íntima sem conflitos
  • Respeitar, confiar e dar liberdade ao Outro

 

“Cada pessoa que se cruza na nossa vida traz uma aprendizagem, pois é no encontro com o Outro que se tem notícias nossas.” – Autor desconhecido

 

Susana Camba

Mestre de Reiki

Terapeuta Holística

su.segredos@gmail.com

96 389 13 03

Facebook | Instagram

Mais artigos da autora no nosso site.

Artigo originalmente publicado na revista Reiki & Yoga Trimestral, nº 29.
Anterior Como as crianças lidam com a morte - 5 fases do luto
Seguinte Educar para o feminino