Tratamento da ansiedade, depressão e stress – Técnicas de cura reikianas


Concept image of anxiety and negative emotion. Waste paper and head silhouette.

Ansiedade e depressão estão, frequentemente, interligadas. Às vezes, é difícil dizer o que veio primeiro. Os sintomas de ansiedade incluem irritabilidade, insónias, medo irracional, palpitações e dores no peito. Estes sintomas podem ser originados por stress a curto ou longo prazo, muita cafeína ou outros estimulantes, dieta inadequada ou falta de exercício. Os sintomas comuns de depressão incluem insónia ou aumento da necessidade de sono, fadiga, perda de interesse em passatempos ou na vida em geral, tristeza, choro, explosões de raiva, pensamentos suicidas e muito negativos, etc.

Existem muitas terapias ou abordagens holísticas para o tratamento de ansiedade e da depressão, um dos quais é o Reiki. Muitos profissionais de saúde orientais acreditam que o Reiki é bastante eficaz na cura destes problemas. Mestres de Reiki acreditam que o pensamento é energia que vibra numa frequência mais baixa. Enquanto os pensamentos positivos são universalmente reconhecidos para se manifestar como saúde, os pensamentos negativos são realizados para produzir a doença ou falta de vontade. A doença mental é manifestada como depressão, psicose depressiva maníaca ou até esquizofrenia. Tratar a depressão com Reiki está a tornar-se uma alternativa às drogas modernas. O Reiki lida com a depressão trabalhando e eliminando a energia negativa. A energia negativa manifesta-se ao nível da aura, como desequilíbrio nos chakras ou centros de energia, e é visível para o praticante de Reiki como manchas cinza ou preto na aura. Desequilíbrio dos centros de energia provoca reacções e estados de doença como o caso da depressão e da ansiedade. Através de vários estudos, concluiu-se que o Reiki traz melhoria imediata e dramática na condição de pessoas que sofrem de depressão.

 

O stress e o Reiki

 O equilíbrio é a chave para se eliminar da vida o stress. Compreenda que cada pessoa é totalmente responsável pela criação de uma abordagem positiva ou negativa em relação ao stress. Quando temos essa compreensão, tornamo-nos capazes de transmutar o stress que nós mesmos criamos, transformando-o em paz interior; passamos a ter a sensação de que estamos centrados. O desequilíbrio de energia é um subproduto emocional do stress. Quando erradamente direcionado, faz com que a pessoa deixe de ter uma clara perspetiva de vida. Uma continuação do desequilíbrio de energia na mente, no corpo e no espírito da pessoa produz uma sensação de mal-estar que se manifesta na forma de sintomas de doença física ou mental. A perceção espiritual é uma aceitação consciente da verdade. Essa perceção leva o indivíduo a compreender os múltiplos aspetos envolvidos nos estados de mal-estar físico e emocional, fazendo com que se disponha a assumir a responsabilidade por si mesmo e admita que o seu ego está a limitar a harmonia. A capacidade de raciocinar claramente é necessária para a eliminação de muitos aspetos envolvidos neste estado de desequilíbrio; se a pessoa não estiver disposta a abordar a doença dessa maneira, uma cura total nunca poderá ser alcançada. A doença só poderá ser transformada num estado de harmonia, equilíbrio e bem-estar emocional se a pessoa for tratada como um todo e tiver uma participação direta nesse tratamento.

 

Prática reconhecida em alguns centros hospitalares

Muitos hospitais recomendam o Reiki como um sistema paralelo ao tratamento médico. Tratar a depressão com Reiki está a tornar-se uma prática reconhecida dentro dos centros hospitalares. Temos o caso do Hospital de São João, no Porto. A eficácia e o impacto do Reiki são melhor compreendidos quando experimentado pessoalmente.

 

Quem precisa de um tratamento?

Não podemos perder de vista o facto de que o tratamento Reiki não se destina apenas a quem esteja sentir dores ou a passar por um trauma emocional. A beleza do Reiki é que proporciona equilíbrio para todos os sistemas vivos de energia. A nossa vida é constantemente marcada por tarefas diárias e situações stressantes que esgotam a energia vital do campo de energia biomagnético e do corpo físico. O Reiki é uma modalidade natural do método de redução de stress. O tratamento elimina o stress e é um modo de receber atenção de outra pessoa, e de aumentar o bem-estar emocional, mental e físico. O Reiki não se limita a ajudar quem está doente ou a passar por uma crise emocional.

 

 

Artigo retirado da revista Reiki Pocket 05

Marta Costa
Terapeuta de Reiki
Espaço de Reiki
www.vida-rica.com/sobre-mim
reiki@martascosta.com

 

Anterior Leitura Da Aura: de mulher para mulher!
Seguinte Infeções urinárias na gravidez - Detetar e tratar

Nenhum Comentário

Deixar um Comentário