Truques para ser ecológico todos os dias


Vintage chair makeover do it yourself project - chalk paint and new fabric

Quando chega a altura de renovarmos algo à nossa volta, fazer um reaproveitamento das coisas velhas em vez de as substituir é uma ótima forma de ser ecológico.

 

Vamos reaproveitar?

Comprar novos tecidos e dar vida nova a sofás, almofadas e cadeiras. Pintar cadeiras, armários e caixas dá-lhes um novo ar e a decoração da casa ganha outra vida. Apanhar coisas da Natureza, como troncos e galhos, e dar-lhes uma nova cara e função. Um tronco pode transformar-se num candeeiro, num suporte para casacos ou em qualquer outro objeto! É só dar asas à imaginação.

 

Precisamos de água!

Há localidades do nosso país e do mundo que vivem neste momento grandes períodos de seca, tendo de se abastecer de formas provisórias (por exemplo, com os camiões-cisterna dos bombeiros). É importante refletir como pequenos atos no nosso dia a dia podem fazer a diferença:

  • Não deixe a torneira aberta enquanto lava os dentes ou as mãos;
  • Tome duche em vez de banho de imersão;
  • Se tiver a função eco na máquina de lavar a loiça, use e abuse dela e coloque o máximo de loiça na máquina (evita mais lavagens);
  • Reutilize a água de lavagem de legumes para regar plantas e a da lavagem da loiça para lavar a sanita;
  • Utilize produtos ecológicos na limpeza da casa e do corpo (gel de duche, champô), ajuda a não poluir a água que vai para o esgoto.

 

Painéis solares

 Cada vez há mais formas de usar a energia solar e a energia eólica. Os painéis solares invadem os telhados das casas, que se tornam assim mais ecológicas. A eletricidade passa a ser proveniente da luz solar e não de energias não renováveis, como o gás ou o petróleo. Este é o futuro. Quem tem uma vivenda com jardim ou um hotel ou casas de turismo rural, começa a optar por estas energias, que se tornam também mais económicas.

Às compras

  • Moda verde. A palavra verde/green está na moda e a moda está mais verde. “Comprar menos, escolher melhor” vai passar a ser o meu lema;
  • Comprar a granel. Para evitar o desperdício e, assim, podermos escolher apenas aquilo de que necessitamos é a base para uma vida mais sustentável;
  • Não desperdice e recicle. Elimine as embalagens usando frascos e sacos de papel reciclado;
  • Certificações – Atenção aos rótulos. “Nem tudo o que luz é ouro”, diz o provérbio. E a verdade é que nem todos os produtos que dizem natural, orgânico e têm flores e fotografias verdes nos rótulos são certificados e biológicos. Os produtos com químicos mais perigosos, cancerígenos, tóxicos, desreguladores do organismo e que devemos sempre evitar são: alcatrão (encontra-se em champôs e pastas de dentes); fragrância (muitas vezes designada como parfum); alumínio; triclosano; hidroquinona; parafenilenodiamina ou P-fenienidiamina ou PPD; chumbo e mercúrio;
  • Limpezas eco. Um dos grandes amigos das minhas limpezas eco é, sem dúvida, o vinagre biológico (à venda em diversos supermercados). Serve para desinfetar e tornar mais claras as superfícies. Junto-lhe água quente e é poderoso para desinfetar as canalizações. Também ajuda a proteger as paredes e as roupas do bolor, além de servir como tira-nódoas. O vinagre pode também ser usado no chão de toda a casa e, como o cheiro é muito forte, junto-o sempre ao detergente de lavar o chão. O vinagre é também o meu parceiro na cozinha. Ajuda-me a lavar o forno, o frigorífico e os bicos do fogão. Utilizo-o também para lavar as alfaces ou os morangos. O bicarbonato de sódio é um mineral extraordinário que nos surge em forma de pó e aparece muitas vezes como componente nos produtos biológicos. É também um amigo recente das limpezas eco cá de casa: excelente desinfetante para usar na casa de banho; perfeito para eliminar nódoas da roupa branca; na cozinha, uso-o no fogão e nos lavatórios metálicos; há quem faça pasta de dentes caseira para branquear os dentes.

 

Voltar à Terra - Ser ecológico

Teixeira, Anabela (2017) Voltar à terra. Lisboa: Arena

voltaraterra.pt | Instagram

Mais artigos sobre o tema ‘Sustentabilidade’  e ser mais ecológico no nosso site.
Anterior Atrair a boa sorte com Feng Shui
Seguinte Doenças da tiroide: como ter uma vida saudável?