Yoga do riso – Relação comprovada


Smiling women

Qual o efeito do Yoga do riso no fortalecimento do nosso corpo?

Segundo a filosofia yogi, os alimentos que consumimos deveriam ser digeridos devidamente, e os nutrientes deveriam circular completamente no corpo antes de serem metabolizados para  produzirem energia. Para o fazer, o corpo precisa de oxigénio.

 

De modo a mantermo‑nos saudáveis, os sistemas digestivo, circulatório e respiratório devem ser equitativamente eficientes. Analisemos o modo como o Yoga do riso contribui para fortalecer o funcionamento do corpo:

 

  • Dá robustez ao sistema digestivo

Os principais órgãos digestivos, como o estômago, os intestinos, o fígado ou o pâncreas estão situados na cavidade abdominal. São suportados por fortes músculos da zona do torso, em ambos os flancos do corpo. Durante a respiração, o movimento dos músculos abdominais e do diafragma serve de massagem suave a estes órgãos. Na prática do Yoga do riso, recorremos a diferentes estilos de gargalhadas produzidas a partir da barriga, as quais exercitam em simultâneo os músculos abdominais e o diafragma.

Na verdade, os cientistas referem‑se ao riso como uma leve corrida interior, cujo percurso vai diretamente para a barriga e reajusta os órgãos internos. O exercício regular do riso não só fortalece os músculos abdominais, como mantém os órgãos digestivos no devido lugar. Este efeito garante uma digestão correta e a absorção adequada dos nutrientes.

 

  • Revigora o sistema circulatório

Os nutrientes dos alimentos que ingerimos são absorvidos pelo sangue. São processados no fígado, passam para o sistema de bombeamento central e circulam pelo corpo através de uma rede de vasos sanguíneos. O sangue também recolhe os desperdícios do metabolismo e devolve‑os ao coração e aos pulmões para que sejam purificados. O órgão mais importante da circulação é o coração.

Rir promove a boa saúde cardíaca. A mudança constante na pressão intratorácica que ocorre durante o riso e durante a respiração ajuda a atrair o sangue venoso das partes superior e inferior do corpo. Uma boa gargalhada dilata os vasos sanguíneos. À medida que o sistema circulatório é estimulado, a pulsação e a pressão sanguínea aumentam de intensidade. Em poucas palavras, o riso ajuda a revigorar o sistema circulatório do organismo humano.

 

  • Fortalece o sistema respiratório

Depois de os tecidos do corpo terem recebido nutrientes através do sangue, precisam de oxigénio para cumprirem a metabolização. O riso e os exercícios respiratórios ajudam a aumentar a capacidade dos pulmões e o fornecimento total de oxigénio ao corpo.

Yoga do Riso

Kataria, Dr. Madan (2020) Yoga do riso. Nascente

Mais artigos sobre Yoga no nosso site.

Anterior Combater a flacidez e a retenção de líquidos - Mezinhas e automassagem
Seguinte ENTREVISTA | Vera Luz, médium e parapsicóloga com 30 anos de experiência