Yoga do Riso – vamos praticar?


Smiling woman laughing with friends during yoga class in studio

Estamos cada dia mais conscientes dos benefícios do riso na saúde física, mental e emocional. Para obter todos os benefícios associados ao riso, é aconselhável uma prática diária de, pelo menos, 10 minutos continuados.

 

Sim, não rimos só porque somos felizes. Somos felizes porque rimos, assim diz o ditado e assim colocamos o conselho em prática no Yoga do Riso por todo o mundo. Refiro-me a mais de 100 países com milhares de líderes de Yoga do Riso e formadores de líderes de Yoga do Riso, não esquecendo todas as pessoas que praticam diretamente nos clubes do riso online ou presencialmente. São maravilhosas notícias para todos! Agora, talvez esteja a pensar em como dar início à sua prática, certo?

 

Vamos praticar?

  • Primeiro, tem de saber que pode rir sozinho a qualquer altura e em qualquer situação, sem que pareça estranho. Todos temos e nascemos com a capacidade de rir naturalmente. Infelizmente, ao chegarmos à idade adulta, vamos perdendo o nosso riso, mas não perdemos a capacidade de rir e é isto que podemos reativar com uma prática diária. O único requisito é “dar-se permissão”.
  • Por exemplo, pode dar início ao seu dia pronunciando o “mantra” da alegria: Hoho hahaha, Hoho hahaha, Hoho hahaha.
  • Respire profundamente três vezes seguidas. Procure a sua respiração diafragmática e evite respirar superficialmente. Sentir-se-á muito mais aliviado e liberto.
  • Agora, inspire pelo nariz e retenha a respiração durante uns segundos. No momento da exalação, liberte o seu riso. Não importa se é suave, forte, sem som, sem força, barulhento, etc… O importante é manter o foco no seu riso e aceitá-lo tal como ele é neste momento. Com a prática diária, o seu próprio riso encontrará o equilíbrio natural e você recuperará o seu equilíbrio físico, mental e emocional através do equilíbrio do riso.
  • De seguida, inspire e retenha uns segundos. Expire com o seu riso mais duas vezes, completando um circuito de três séries.
  • Agora, coloque-se em frente ao espelho. Fique sério e tente manter-se sério. Pouco a pouco, comece a sorrir e comece a rir por tudo e por nada. Ria sem motivo aparente. Mantenha o contacto visual consigo próprio sempre que a gargalhada o permita e reconheça-se pelo riso. Ria o tempo que desejar sem pensar no relógio. Tome o seu tempo para si e para a sua saúde, no geral.
  • Depois de rir sentir-se-á muito melhor. Pode praticar este pequeno ritual todas as manhãs para modificar totalmente o seu dia. Pode também praticar exercícios de riso inventados por si, como brincar e fingir que está a rir com alguém ao telefone ou de si próprio; pode andar como os pinguins e rir; pode celebrar a rir o momento presente e o privilégio que é estar vivo; pode rir dos desafios ou das tarefas domésticas… Assim, resolvemos a situação de uma forma saudável e começamos a pensar noutras coisas.

Yoga do Riso - vamos praticar?

 

Liberte-se, seja mais leve

A prática do riso ajuda-nos no nosso processo terapêutico, seja ele qual for. Rir far-nos-á sentir muito melhor e também fará sentir melhor as pessoas que nos rodeiam. Rir é um trabalho emocional muito pessoal. Ninguém pode rir por si. Tem de sair de si mesmo e, apesar de lhe parecer muito fingido no início, evite o autojulgamento. Deixe-se ir pelo seu riso, até que você próprio se torne riso e o riso se torne totalmente natural.

Claro que dá trabalho. Tudo na vida são conquistas e depende tudo de nós. Depende de onde queremos ter o foco, porque demoramos o mesmo tempo a ir para um caminho menos saudável, do que a ir para um caminho de saúde e plenitude. Para estar no “caminho positivo” ria todos os dias. Permita-se rir. Ria com os amigos e com os colegas de trabalho. Ria com a família. Ria dos momentos menos bons e celebre com alegria sempre que atingir um objetivo. Pratique técnicas que lhe dêem prazer.

Aconselho a aquisição do meu primeiro livro, O Riso na Minha Vida. É autobiográfico e um verdadeiro guia do riso com mais de 150 exercícios práticos para o dia-a-dia, incluindo a história do começo do Yoga do Riso em Portugal.

Contamos consigo para continuar a construir um mundo cada vez melhor e mais harmónico através da alegria e da paz interior.

 

Sabrina Tacconi | Instagram

Master Trainer, Autora

http://terapiadoriso.pt

info@terapiadoriso.pt

Artigo originalmente publicado na revista Reiki & Yoga Prático, nº48.
Anterior Infusões Portuguesas Bio: Dê um boost à sua vida
Seguinte 7 dicas para nutrir os relacionamentos durante as férias