Yoga Facial – Lifting natural


young woman practice yoga breathing techniques outdoor by the lake healthy lifestyle concept

Yoga Facial é um método 100% natural que ajuda a manter a jovialidade do rosto, a combater o aparecimento de rugas e a pele flácida, assim como viver em harmonia consigo mesmo.

 

O Yoga existe em diversas formas e todas elas buscam o equilíbrio entre o corpo e a mente. O Yoga Facial segue o mesmo princípio e, através de massagens, exercícios de tonificação facial, acupressão e exercícios respiratórios, conseguimos um rosto mais firme, luminoso, definido e um aumento de autoestima. Quem pensa que este método é puramente estético ou consiste apenas numa ginástica facial, não poderia estar mais enganado. É uma verdadeira filosofia de autocuidado e de um estilo de vida harmonioso. Quando nos sentimos bem na nossa pele, vivemos melhor connosco, com os outros e com tudo o que nos rodeia.

O toque é terapêutico e necessário para a nossa saúde física e mental. Por isso, durante a massagem e os exercícios faciais, estamos a cuidar do nosso rosto e do nosso coração. A massagem ajuda também a drenar fluídos e toxinas; a melhorar a microcirculação sanguínea e linfática; a aumentar a produção de colagénio e ácido hialurónico, assim como a ter uma mente mais calma e enraizada.

Exercitar o rosto

Quando pretendemos tornar o nosso corpo mais firme e combater a flacidez, fazemos exercícios de tonificação. Para o rosto funciona exatamente da mesma forma, uma vez que este é formado por músculos, que dão suporte ao rosto. Para reduzir e prevenir de forma natural um rosto flácido, bochechas descaídas, duplo queixo e pálpebras descaídas devemos realizar exercícios de tonificação facial e massagem. É necessária alguma persistência e incluir este método na sua rotina. Não conseguimos abdominais definidos de um dia para o outro e muito menos se praticarmos apenas uma vez por semana. Com o rosto é igual, mas o resultado é simplesmente fantástico após poucas sessões. O rosto ganha vida e luminosidade rapidamente!

Yoga Facial e MTC

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital circula no nosso corpo através de canais, designados meridianos, que alimentam os nossos órgãos, para que o corpo e o espírito estejam em equilíbrio. Quando existem bloqueios energéticos nestes canais, o organismo sofre alguns desequilíbrios que se refletem na pele (perda de brilho, rugas e aceleração do envelhecimento). Estimular e massajar os meridianos pode eliminar determinados bloqueios e uma nova energia circula. A massagem do Terceiro Olho, ponto Yin Tang, durante as sessões de Yoga Facial ajuda a reduzir as rugas da testa, a melhorar o estado das peles oleosas e a acalmar a mente.

Conecte-se consigo mesmo

O Yoga Facial é um método de prevenção do envelhecimento e que permite ter um rosto saudável, mas quando praticado como um ritual é uma excelente forma de estarmos conectados com o nosso interior, de nos olharmos nos olhos e apreciarmos a nossa imagem no espelho. Com a prática vamos observando mudanças no rosto, mas também no nosso interior. O brilho interior aumenta e o rosto torna-se mais luminoso. A autoestima cresce e a nossa relação com os outros melhora. “Muda o teu rosto, muda a tua vida” é o que digo frequentemente às minhas alunas e acredito profundamente nesta citação de autor desconhecido.

Como praticar?

É aconselhável fazer uma pequena rotina de 10 a 20 minutos, pelo menos três vezes por semana, sendo o ideal praticar diariamente. Os exercícios podem ser feitos de manhã ou à noite, de acordo com a disponibilidade mental e de tempo. Normalmente, opta-se por fazer a rotina à noite, porque é um momento de relaxamento e contribui para uma noite tranquila.

Os exercícios e a massagem devem ser feitos com a pele limpa, bem hidratada e com recurso a um óleo vegetal puro, de preferência biológico, num local tranquilo. Pode acender uma vela e/ou colocar uma música relaxante.

Um bom exercício para começar a prática é o “Buda Feliz”. Feche os olhos, alongue a coluna, respire tranquilamente ao seu ritmo e relaxe todas as tensões do rosto que se acumularam ao longo do dia. Sorria internamente e esboce um discreto sorriso externamente. Ao sorrirmos enviamos mensagens de serenidade, paz e felicidade ao nosso cérebro, o que nos conduz a um verdadeiro estado de consciência plena e bem-estar.

Resultados do Yoga Facial:

Quando trabalhamos o rosto de forma equilibrada, relaxando as tensões musculares que provocam as rugas de expressão e tonificando as zonas flácidas, conseguimos os seguintes resultados:

  • Pele firme
  • Diminuição de papos, olheiras e duplo queixo
  • Rugas vincadas mais suaves
  • Rosto luminoso
  • Pele desintoxicada
  • Prevenção do aparecimento de rugas
  • Rosto harmonioso e natural
  • Aumento de autoestima

 

Obtenha um lifting natural sem recorrer a tratamentos invasivos e respeitando o seu rosto e corpo.

 

Paula Sá
Fisioterapeuta especializada em Yoga Facial
Consultas privadas e aulas coletivas em direto no Programa/Plataforma Face Yoga
Instagram: @faceyogapaulasa
https://yogapaulasa.com

 

Anterior Osteoporose - Uma prevenção que se inicia na infância
Seguinte Geriatria - A “Medicina dos Idosos” nunca foi tão importante como agora